21/07/2011

Escola Especial Estadual Brigadeiro Ney Gomes da Silva promove palestras sobre Autismo em Canoas (Integração Sensorial)




Por Instituto Autismo & Vida

Diante do grande desafio da inclusão, entender a diversidade é mais que pertinente. Cada criança tem suas peculiaridades e por mais que seja fundamental estabelecer regras e limites há que se considerar a individualidade e particularidade de cada sujeito aprendiz, especial ou não.

Dentro desta perspectiva, pensar em adequações de posturas e estruturas que atendam às especificidades é agir verdadeiramente de forma inclusiva. O Processamento Sensorial de cada indivíduo é diferente, nas crianças com alterações do desenvolvimento, deficiências diversas e notoriamente nos indivíduos que se encontram no Espectro do Autismo, este sistema é deficitário e desregulado, o que compromete seu aprendizado e ainda mais a interação social.

Foi na tentativa de elucidar sobre a relação entre sistema sensorial e aprendizagem da criança com autismo que na tarde desta terça-feira, dia 20/07, a palestrante Fausta Cristina de Pádua Reis, integrante do Instituto Autismo & Vida, reuniu-se com professores, funcionários de escola, motoristas do transporte escolar, estagiários e demais profissionais envolvidos com a inclusão das pessoas com deficiência, em um encontro promovido pela Escola Estadual Especial Brigadeiro Ney Gomes da Silva, com o apoio da Secretaria de Educação do Município de Canoas.

O Instituto Autismo e Vida é uma ONG de fins não econômicos constituída por famílias de pessoas com autismo de Porto Alegre e Região que tem por objetivo promover debates e discussões sobre o autismo que conduzam a sociedade e o poder público a implementarem ações, leis e adequações de posturas que resultem na melhoria de qualidade de vida da pessoa autista.

Dentre apresentações musicais em um ambiente extremamente aconchegante, o grupo pôde entender a origem de muitos comportamentos tidos como inadequados das pessoas afetadas por este intrigante transtorno. Todos aproveitaram a troca de experiências e o encontro terminou deixando um "gostinho de quero mais".

Muito proveitosa a oportunidade de aprimorar conhecimentos e trocar informações sobre a prática da educação inclusiva, todos ganharam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário