Definições

Autismo

Definição da Autism Society of American – ASA (1978) Autism Society of American = Associação Americana de Autismo.


O autismo é uma inadequacidade no desenvolvimento que se manifesta de maneira grave por toda a vida. É incapacitante e aparece tipicamente nos três primeiros anos de vida. Acomete cerca de 20 entre cada 10 mil nascidos e é quatro vezes mais comum no sexo masculino do que no feminino. É encontrado em todo o mundo e em famílias de qualquer configuração racial, étnica e social. Não se conseguiu até agora provar qualquer causa psicológica no meio ambiente dessas crianças, que possa causar a doença.

Segundo a ASA, os sintomas são causados por disfunções físicas do cérebro, verificados pela anamnese ou presentes no exame ou entrevista com o indivíduo. Incluem:

1. Distúrbios no ritmo de aparecimentos de habilidades físicas, sociais e lingüísticas.
2. Reações anormais às sensações. As funções ou áreas mais afetadas são: visão, audição, tato, dor, equilíbrio, olfato, gustação e maneira de manter o corpo.
3. Fala e linguagem ausentes ou atrasadas. Certas áreas específicas do pensar, presentes ou não. Ritmo imaturo da fala, restrita compreensão de idéias. Uso de palavras sem associação com o significado.
4. Relacionamento anormal com os objetivos, eventos e pessoas. Respostas não apropriadas a adultos e crianças. Objetos e brinquedos não usados de maneira devida.

Fonte: Gauderer, E. Christian. Autismo e outros atrasos do desenvolvimento: guia prático para pais e profissionais. Rio de Janeiro: Revinter; 1997. pg 3.

Definição do DSM-IV-TR (2002)


O Transtorno Autista consiste na presença de um desenvolvimento comprometido ou acentuadamente anormal da interação social e da comunicação e um repertório muito restrito de atividades e interesses. As manifestações do transtorno variam imensamente, dependendo do nível de desenvolvimento e da idade cronológica do indivíduo.

Definição da CID-10 (2000)


Autismo infantil: Transtorno global do desenvolvimento caracterizado por: a) um desenvolvimento anormal ou alterado, manifestado antes da idade de três anos, e b) apresentando uma perturbação característica do funcionamento em cada um dos três domínios seguintes: interações sociais, comunicação, comportamento focalizado e repetitivo. Além disso, o transtorno se acompanha comumente de numerosas outras manifestações inespecíficas, por exemplo: fobias, perturbações de sono ou da alimentação, crises de birra ou agressividade (auto-agressividade).

Fonte: http://falandodeautismo.com.br/site/definicoes 

GLOSSÁRIO

AAF - Autismo de Alto Funcionamento
ABA - Aplied Behavioral Annalisys - análise do comportamento aplicada. 
ABA - Aplied Behavioral Annalisys - análise do comportamento aplicada. 
ADHD - Attention Deficit Hyperactivity Disorders 
AHA - Autism Handcap Society - Uma das melhores e mais fortes associações existentes, formada por pais tem uma ótima pagina em http://www.aha.org/ 
API - Autismo precoce infantil . 
AS - Sindrome de Asperger . 
ASA - American Society for Autism ( Associação Americana de Autismo ) . 
Afasia - Incapacidade de COMUNICAR-se devida a lesão no córtice . 
CID-10 - Classificação Internacional de Doenças . 
DA - Défict de atenção . 
DDA - Desordem de Déficit de Atenção . 
DE - Desarmonia evolutiva (DE)é uma terminologia francesa que se adequa hoje ao conceito de S. Asperger. 
DGD - Distúrbio Global do Desenvolvimento. 
DIS - Distúrbio da Integração Sensorial 
DSM-IV - Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders ( Manual Diagnóstico e Estatístico dos Distúrbios mentais . 
Desarmonia Evolutiva - Desarmonia evolutiva (DE) é uma terminologia francesa que se adequa hoje ao conceito de S. Asperger. 
Ecolalia - Tendência a repetir automaticamente sons ou palavras ouvidas. 
Estereótipo - Reprodução fiel , fixo , inalteravel . Em autismo é o nome que se dá a movimentos insitentemente repetitivos , dos quais muitos autistas parecem precisar . 
FGFC - Free gluten free casein. 
Flapping - abanar as mãos. 
HFA - Autismo de Alta Funcionalidade. 
Hiperacusia - Acuidade auditiva exacerbada ; hiperestesia acústica , devida a irritação do nervo ótico . 
Hiperlexia - A definição básica para Hiperlexia seria "Desordem de linguagem com preciosa habilidade para leitura". A Associação Canadense de Hiperlexia e a Associação Americana de Hiperlexia apresentam variações descritas abaixo: 1) "Síndrome que interfere na linguagem e interação social, acompanhada de preciosa habilidade para ler". 2) "Desordem Profunda do Desenvolvimento com sintomas de comportamento autista , mas com uma forte habilidade visual para decodificar e preciosa habilidade para ler". 
IS - Integração Sensorial. 
LIBRAS - LInguagem BRAsileira de Sinais , utilizada por surdos. 
MMR - measles, mumps and rubella (sarampo, caxumba e rubéola) diz-se da vacina tríplice viral. 
PC - paralisia cerebral 
PDD - Pervasive Developmental Disorder) 
Prosopagnosia - Pacientes com prosopagnosia só percebem quem está na sua frente ao ouvirem sua fala ou se fizerem associações quanto ao tipo de vertir , andar , etc. Em alguns casos , a dificuldade de percepção de faces está mais relacionada a aspectos visuais: as faces ficam distorcidas , borradas ou totalmente apagadas ; em outors , apesar de reconhecerem os detalhes das faces (ou seja , saberem se um aface é igual ou diferente de um aourtra) , não sabem se conhecem a pessoa ou não ; em outras palavras , perdem a capacidade de perceber a familiaridade das faces. 
Q.E. - Quociente Emocional . 
Q.I. - Quociente Intelectual . 
Rocking - balançar-se para a frente e para trás. 
SA - Sindrome de Asperger . 
SD - Síndrome de Down, antigamente chamada de mongolismo. 
SGSC - Sem glúten e sem caseína; tradução livre de 
T.I.D. - Transtorno Invasivo do Desenvolvimento 
TB - Transtorno Bipolar, a antiga psicose maníaco-depressiva. 
TDA - Transtorno do Déficit de Atenção. 
TDAH - Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade é o nome que se dá a uma condição em que a pessoa, quando comparada a outra, da mesma idade e sexo, mostra uma sensível redução de habilidades para manter a atenção, controlar suas ações ou dizer algo sem pensar, regular as atividades físicas de acordo com a situação, ser motivada a ouvir os outros e compreender e acatar o que lhe foi dito. O TDAH é causado por uma pequena disfunção cerebral que torna a pessoa incapaz de pensar claramente, de ter um humor estável, de manter as fantasias e impulsos sob controle, de estar satisfatoriamente motivada na vida e de regular essa energia na proporção correta, dentro da situação em que se encontra. 
TEACCH - Treatment and Education for Autistic and Communication handicapped CHildren (Tratamento e educação para crianças autistas e com deficiência de comunicação) 
TGD - Transtorno Global do Desenvolvimento, ou Transtorno Abrangente do Desenvolvimento. 
TOC - transtorno obsessivo-compulsivo. 
Tantrum - birra, acesso de fúria, piti. 
Estereotipias - movimentos repetitivos,como balançar-se e rodar utilizando objetos ou o próprio corpo comumente as mãos.