18/09/2011

Reunião de Pais de setembro recebe terapeuta de Israel

O Instituto Autismo & Vida agradece enormemente a participação da terapeuta Katia Schayngesicht em nossa reunião de pais e colaboradores deste sábado, dia 17/09. Katia trouxe informações de como o tratamento do autismo está sendo realizado em Israel, onde dirige uma escola especial para autistas.

Entre muitas informações interessantes, a palestrante salientou que o funcionamento da escola em Israel acontece de domingo a sexta-feira, das 8h às 16h30min, período em que os alunos recebem atendimento de uma equipe multidisciplinar, composta de terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, pedagogos e psicopedagogos, terapeutas do movimento, realizando, ainda, entre outras atividades, hidroterapia e integração sensorial.



Enfatizou Katia, também, que recentemente foi iniciado um trabalho de aproximação com as famílias, em que os terapeutas da escola passam em torno de duas horas por semana na casa do aluno, com a intenção de conhecer melhor a dinâmica da criança em sua casa e poder fazer um intercâmbio das potencialidades da criança entre os eixos família e escola. Mencionou que essa inciativa tem feito um diferencial no desenvolvimento das crianças.

Ainda sobre o trabalho terapêutico realizado em Israel, ao esclarecer dúvidas dos pais presentes, a terapeuta salientou a necessidade de uma avaliação sistemática e permanente das fases de desenvolvimento da criança, a fim de que não se exija do paciente respostas que ainda não está apto a fornecer.



Salientou a palestrante que todo esse atendimento oferecido às famílias é totalmente custeado pelo Estado, por meio de verbas públicas, e também por um Fundo de Doação privado, que é bastante difundido e apoiado pela população daquele país.
Por fim, Katia enfatizou que essa situação de Israel só foi conquistada a partir da luta dos pais de autistas que se uniram e se organizaram e conseguiram que o Estado visualizasse o crescente índice de pessoas com autismo e a urgente necessidade de tratamento dessas crianças da forma mais precoce possível.
Na sequência de nossa reunião, tivemos alguns depoimentos dos pais e profissionais presentes, bem como demos continuidade à troca de experiências e coleta de dados das famílias de autistas, a fim de que possamos - cada vez mais - nos aproximar e unir forças para buscar nossas diversas e prementes necessidades junto às autoridades políticas.
 
Agradecemos a presença de todos que, mais uma vez, abrilhantaram a reunião de pais, parentes, profissionais e apoiadores da causa.


Um comentário:

  1. Olá, eu filmei parte da apresentação da Dra. Kátia e estou trabalhando para particioná-lo de forma a permitir seu compartilhamento com maior facilidade. Gostaria de saber se temos autorização para tal e como poderia ser feito? Posso dividi-lo e fazer upload no youtube, seria permitido?

    ResponderExcluir