19/12/2011

Encontro de Pais, Familiares e Colaboradores de Dezembro

Vivemos um momento único na reunião de Pais e Colaboradores do Instituto Autismo e Vida, na tarde deste último sábado (17). Todos que estiveram na AMRIGS sentiram-se presenteados com a palestra de Marie Dorion Schenk.
Marie é mãe de dois meninos
que estão no espectro
autista 

Há um texto bem divulgado pelos pais de crianças especiais que se chama "Bem Vindo à Holanda", em que a autora compara a chegada de uma criança especial, a uma estada inesperada em um país com língua, cultura, costumes totalmente diferentes e que nem por isso deixa de ser uma viagem deslumbrante. A identificação com o texto pela grande maioria dos pais de pessoas com Autismo se dá pelo sentimento que temos de estarmos lidando com alguém que foge totalmente aos padrões conhecidos por todos nós.

Nesta jornada, às vezes encontramos alguns profissionais brilhantes, que nos auxiliam descrevendo, explicando sobre os comportamentos incomuns de nossos filhos; temos alguns especialistas dedicados à pesquisa do Autismo que publicam textos científicos fantásticos, mas poucos objetivos no que diz respeito aos procedimentos da vida diária; temos também alguns terapeutas verdadeiramente interessados em oferecer seu serviço em prol de desenvolvimento dos autistas.

Porém, é muito raro conhecermos quem realmente nos diz em termos práticos o que fazer, aliando conhecimento teórico e orientações práticas com base em sua própria experiência de vida.

Desta forma, a palestra de Marie, uma mãe estudiosa, voluntária, disseminadora de informação e divulgadora da causa autismo foi única. O Instituto Autismo & Vida se orgulha em ter proporcionado a todos este momento, em parceria com a Ecoaplub, patrocinadora da vinda de Marie a Porto Alegre. 


Alguns dos pais e profissionais que lá estiveram, registraram sua opinião sobre a palestra a fim de que você leitor se sinta motivado a participar de uma próxima palestra – esperamos que haja muitas – de Marie Dorion Schenk. Reproduzimos abaixo alguns dos depoimentos:

“Acredito que esta palestra é uma das melhores que já assisti. É exatamente o que precisamos: casos práticos de quem sabe o que todos nós vivemos no dia a dia.”

“É bárbaro perceber que sempre temos o que aprender e temos a liberdade de repensarmos nossas atitudes.”

“É importante poder mostrar aos nossos filhos que eles têm o poder de fazer o dia bom ou ruim, e que o MEU (mãe) estado emocional é relevante.”

“Hoje sei que meu filho, é uma bênção e agradeço pelas instruções passadas nesta palestra.”

“Adorei a palestra. Ensinou muito mais que mil textos, só um familiar entende outro.”

“Informações importantes para corrigir os erros que estamos cometendo no processo de aprendizado de nossos filhos.”

“Também sou mãe de duas crianças dentro do espectro. O manejo em casa para mim foi o mais importante, me senti enriquecida.”

“Excelente, trata o assunto com muito equilíbrio e muito conhecimento. Traz exemplos muito claros e práticos, típicos do dia a dia."

“Palestra muito esclarecedora. Um verdadeiro presente de Natal. Muito obrigada pela disponibilidade e doação!”

Marie Dorion Schenk é Relações Públicas, mãe de dois meninos no espectro autista. Morou por volta de 5 anos nos Estados Unidos, onde fez vários cursos de especialização na área comportamental, sensorial e desenvolvimento relacional.Além dos cursos, tem a prática do que é viver, criar e auxiliar no desenvolvimento de pessoas com autismo. Hoje, também dá palestras e organiza grupos de apoio aos familiares de pessoas no espectro autista. Mantém o blog Uma Voz para o Autismo.


 "BEM-VINDOS À HOLANDA..."
(1987 por Emily Perl Knisley)

Freqüentemente sou solicitada a descrever a experiência de dar à luz uma criança com deficiência - uma tentativa de ajudar pessoas que não tem com quem compartilhar essa experiência única a entendê-la e imaginar como é vivenciá-la. Seria como... Ter um bebê é como planejar uma fabulosa viagem de férias - para a ITÁLIA! Você compra montes de guias e faz planos maravilhosos! O Coliseu. O Davi de Michelangelo. As gôndolas em Veneza. Você pode até aprender algumas frases simples em italiano. É tudo muito excitante. Após meses de antecipação, finalmente chega o grande dia! Você arruma suas malas e embarca. Algumas horas depois você aterrissa. O comissário de bordo chega e diz:- "BEM-VINDO À HOLANDA!""Holanda!?! "diz você" o que quer dizer com Holanda!?!? Eu escolhi a Itália ! Eu devia ter chegado à Itália. Toda minha vida eu sonhei em conhecer a Itália." Mas houve uma mudança de plano de vôo. Eles aterrisaram na Holanda e é lá que você deve ficar. A coisa mais importante é que eles não te levaram a um lugar horrível, desagradável cheio de pestilência, fome e doença. É apenas um lugar diferente. Logo, você deve sair e comprar novos guias. Deve aprender uma nova linguagem. E você irá encontrar todo um novo grupo de pessoas que nunca encontrou antes.É apenas um lugar diferente. É mais baixo e menos ensolarado que a Itália. Mas, após alguns minutos, você pode respirar fundo e olhar ao redor... e começar a notar que a Holanda tem moinhos de vento, tulipas e até Rembrandts e Van Goghs. Mas, todos que você conhece estão ocupados indo e vindo da Itália... e estão sempre comentando o tempo maravilhoso em passaram lá. E por toda a sua vida, você dirá: "Sim, lá era onde eu deveria estar. Era tudo o que eu havia planejado." E a dor que isso causa nunca, nunca irá embora... porque a perda desse sonho é uma perda extremamente significativa. Porém... se você passar a sua vida toda remoendo o fato de não haver chegado à Itália, nunca estará livre para apreciar as coisas belas e muito especiais... sobre a Holanda.Este texto faz parte do arquivo do 'DEFNET' (Traduzido por Dr.ª. Mônica Ávila de Carvalho, mãe de Manuela em Cambuquira -MG, em 30/12/95)

Um comentário:

  1. Eu agradeço a oportunidade de ter conhecido famílias tão envolvidas com seus filhos! Vcs formam um grupo exemplar! bjs, Marie

    ResponderExcluir