09/12/2011

Inaugurada a Sede do Instituto Autismo & Vida, em Porto Alegre

Fotos: Fernanda Ferreira

Nesta quinta-feira (08), os sócios fundadores do Instituto Autismo & Vida tiveram a grande satisfação de inaugurar a sede do Instituto, que fica na Av. Assis Brasil, 1791, sala 305, em Porto Alegre/RS. Em uma solenidade simples e com poucos participantes, em virtude do espaço reduzido, foi inaugurado oficialmente um espaço que já vem sendo utilizado, desde novembro, para o atendimento de pais, familiares e profissionais que buscam conversar, desabafar, tirar dúvidas, ou seja, de alguma forma, compartilhar as dificuldades e alegrias encontradas em relação ao Autismo. A sede será utilizada, também, para as assembleias dos sócios do Instituto, para realização de cursos de capacitação de pequenos grupos, entre outras funções ainda em estudo.

Para o Diretor Presidente do Instituto, Marcelo Ribeiro Lima, "o momento é de alegria, comemoração e, principalmente, de agradecimento. Temos muito a comemorar: desde o encontro desses quinze pais que, na ânsia de melhorar a qualidade de vida de seus filhos, decidiram se unir e trabalhar em favor da causa autista, até as ações realizadas ao longo deste um (01) ano de vida do Instituto (Dia A; Audiência Pública na AL; Ciclo de Palestras do IAV, inserido na Semana da Pessoa com Deficiência; Seminário sobre Autismo na AL; Reuniões de Pais, Familiares e Colaboradores desde de maio/2011; a lista de discussão do yahoo que já congrega mais de 100 participantes; as visitas a diversas escolas levando informação e esclarecimento sobre autismo, entre outras). Certamente, a realidade superou enormemente as expectativas desse pequeno grupo de pessoas, mas é importante enfatizar que essa superação somente foi possível em virtude do apoio que fomos recebendo ao longo de nossa caminhada." 


Usando de uma metáfora, o Diretor Presidente salientou que não concorda com o uso da expressão "os autistas vivem em seu próprio mundo", isso porque entende que, na verdade, nós é que compomos um "mundo" em que alguns estão excluídos, entre eles os autistas. Dessa forma, agradeceu a ajuda dos apoiadores e patrocionadores dizendo que os enxerga como "mãos estendidas", tentando ajudar os autistas a transpor as barreiras impostas pelo "nosso mundo". Por fim, enfatizou: "... queremos realizar muitas iniciativas, mas todas estarão sempre voltadas para o nosso objetivo maior: o bem-estar da Ana, do André, do Bruno, do Eric, do Eduardo, das Júlias, do Guilherme, do Mateus, do João Gabriel, do João Pedro, da Milena, do Nicolas - filhos dos sócios fundadores dessa ONG -, e de todas as crianças, jovens e adultos que possuem autismo. Ou seja, a nossa causa ´não tem personagem´, a nossa causa ´tem gente de verdade!´"

Na seqüência, o Deputado Alexandre Lindenmeyer, que nos deu a honra de sua presença, relatou que possui grande satisfação em auxiliar a causa autista, enfatizando que o contato com a realidade desse grupo de pessoas foi uma das melhores experiências vividas ao longo deste ano. Afirmou que entende esse ser de fato o sentido de seu mandato, à medida em que se considera uma ferramenta a serviço das pessoas que precisam da ajuda do Poder Público. Ao final, destacou a necessidade de que as diversas associações de pais existentes no Estado possam conversar entre si, a fim de unir os esforços em prol da causa. Ao Deputado Alexandre devemos especial agradecimento pela atuação efetiva que vem dispensando às iniciativas envolvendo o tema autismo ao longo do ano.

Estiveram presentes ao nosso evento, também, o representante do Gabinete da Presidência da Assembleia Legislativa, Ricardo Anele, e a Diretora de Integração e Política Social da AFOCEFE, Márcia Capaverde Berro, a quem agradecemos ernormente o apoio e as palavras de incentivo.

Por fim, o Instituto Autismo & Vida quer consignar o agradecimento aos dirigentes da ECOAPLUB, nossa grande patrocinadora para todas as iniciativas, da AMRIGS, parceira fundamental para a realização de nossas reuniões mensais de pais, ao Comunicador SÉRGIO ZAMBIASI, que atendeu a todos os nossos pedidos de ajuda na divulgação de nossos eventos, e a todos que, de alguma forma, contribuíram para que a nossa luta pela melhor qualidade de vida dos autistas pudesse alcançar seus primeiros passos.




3 comentários:

  1. Parabéns a todos os envolvidos neste projeto fantástico! Tenho a honra de pertencer ao grupo de voluntários e atesto a seriedade desta instituição onde todos doam de si sem nenhuma, nenhuma intenção que não seja a divulgação do Autismo e a ampliação da inclusão social e qualidade de vida destas pessoas tocadas por esta instigante síndrome.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela iniciativa,tenho certeza que toda esta "gente de verdade"já está sendo muito abençoada. Esta iniciativa, certamente não beneficiará somente os autistas...ela tem a missão de também abrir as portas do "nosso mundo" de exclusões.
    Jaqueline Lima Spitaliere

    ResponderExcluir
  3. Parabéns ao pessoal do Autismo e Vida por essa grande conquista. Parabéns ao Marcelo e a grande amiga Fausta Cristina.
    Que as sementes plantadas frutifiquem abundantemente.

    Abraços,
    Claudia Moraes
    APADEM

    ResponderExcluir