30/03/2012

Câmara de Vereadores de Viamão participará do Dia Mundial de Conscientização do Autismo


Câmara participará do Dia Mundial de Conscientização do Autismo   Além de participar do dia destinado à difusão dos conhecimentos sobre o transtorno, será criada a Semana Municipal de Conscientização sobre o Autismo

A Câmara de Vereadores de Viamão, de forma inédita no município vai participar dos eventos de divulgação e conscientização do autismo, transtorno que atinge uma em cada 110 crianças no mundo todo. Durante a sessão da última quinta-feira, 22, integrantes do Instituto Autismo e Vida, apresentaram os principais números da doença no Brasil e conclamaram os vereadores e a comunidade a participar do 2ª Edição do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, que acontecerá nas principais cidades do país.

Paula Santos, mãe de João Gabriel, de quatro anos, agradeceu a parceria da Câmara de Vereadores e disse que as ações de conscientização têm acima de tudo, a intenção de derrubar os preconceitos em torno das pessoas que sofrem com o transtorno. “Nossos filhos são crianças especiais, que têm dificuldades na integração social, na comunicação e na linguagem. È uma data magna para a nossa luta, pela inclusão dos nossos filhos. Essas crianças precisam ser enxergadas pela sociedade. Muitas delas ficam em casa, por falta de atendimento e assistência”, disse. A intenção de Paula e de Carmen Juliana Ribeiro, que também tem um filho autista, de cinco anos, é que durante o dia e a semana dedicada ao autismo, a discussão sobre a doença possa ser ampliada.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Eraldo Roggia (PTB) afirmou que a Casa será parceira desta luta em prol da conscientização e que a sede do legislativo, durante todo o mês de abril, vai estar iluminada com a cor azul, que é a cor escolhida pela ONU para lembrar a luta contra o preconceito e pela conscientização do autismo. “É um debate que esta casa tem o dever de incentivar vamos fazer o possível para que as pessoas tomem consciência desta condição de muitas crianças”, defendeu Eraldo.
Projeto cria a “Semana Municipal de Conscientização sobre o Autismo”

Durante a sessão, o vereador Luís Armando Azambuja (PT) – foto- apresentou o projeto de lei 11/2012, que pretende instituir a Semana Municipal de Conscientização e Reflexão sobre o Autismo, que será comemorada, anualmente, na primeira semana de abril, passando a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Município. A iniciativa pretende conscientizar a sociedade acerca das necessidades dos portadores de autismo, dos pais e profissionais envolvidos.

A medida visa ainda, promover e incentivar a inclusão social por meio de ações educativas, campanhas publicitárias, institucionais, seminários, palestras, exposição e cursos sobre a síndrome do autismo. “É um assunto que deve ser debatido para que possamos elaborar políticas públicas mais eficazes aos autistas”, salientou Armando. Ele aposta no projeto, como forma de difundir conhecimentos sobre o autismo e buscar alternativas para a inclusão social dos portadores e seus familiares. “O objetivo desse projeto é discutir e trocar experiências sobre essa síndrome, atendendo um segmento que precisa de uma atenção especial do poder público e da sociedade”, enfatiza o vereador.

“Em um momento em que a sociedade busca a inclusão das pessoas com necessidades especiais, consideramos de extrema importância maior divulgação sobre o autismo, para que informações corretas cheguem à população de nossa cidade, evitando o preconceito e a discriminação”, concluiu o vereador Armando, que também é membro da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Portadora de Necessidades Especiais do Legislativo viamonense.

Dois milhões de autistas no Brasil

O autismo é um transtorno de base neurobiológica, de etiologia desconhecida, que provoca prejuízos nas áreas de interação social, comunicação e comportamento. A síndrome ocorre em um bebê para cada mil nascimentos, tendo maior incidência em meninos, e se manifesta durante os três primeiros anos de vida. O diagnóstico do autismo é feito somente por observações comportamentais e devidamente complementado por testes educacionais e psicológicos.

Segundo especialistas, pessoas autistas costumam apresentar características como não estabelecer contato com os olhos, agir como se não tomassem conhecimento do que acontece ao seu redor e podem até se ferir ou machucar. Uma das dificuldades no diagnóstico do autismo é a confusão da síndrome com hiperatividade ou outra patologia similar, o que pode prejudicar o tratamento.
A ONU (Organização das Nações Unidas) aponta que cerca de 700 milhões de pessoas em todo mundo são atingidas pelo autismo. No Brasil a estimativa é de existam cerca de dois milhões de autistas.
Fonte: Assessoria de Imprensa Câmara de Vereadores de Viamão

Nenhum comentário:

Postar um comentário