30/03/2012

Instituto divulga Dia Mundial de Conscientização do Autismo na Câmara dos Vereadores de Canoas


Na tarde desta quinta-feira (29), o Presidente do Instituto Autismo & Vida, Marcelo Ribeiro Lima, falou no Plenário da Câmara dos Vereadores de Canoas, no espaço do Grande Expediente, sobre o Dia Mundial de Conscientização do Autismo e da programação dos eventos da entidade. A iniciativa foi do Vereador Paulo Ritter.

Marcelo destacou que "O autismo é um transtorno que afeta o desenvolvimento humano, que se manifesta na infância,e que produz déficits nas áreas da comunicação, da interação social e do comportamento. É um transtorno grave, que compromete o desenvolvimento pleno da pessoa que possui a doença."

Destacou que "A medicina conhece muito pouco sobre a doença, ainda não descobriu sua causa, não sabe como tratá-la. As drogas utilizadas hoje são somente para atenuar os sintomas. Mesmo com tanta obscuridade em torno da doença, a mesma medicina é unânime em afirmar que quanto mais cedo diagnosticada e tratada – terapeuticamente -, mais chances tem a pessoa de enfrentar os desafios que o autismo lhe apresenta."

Ao referir acerca da estimativa da ONU quanto ao número de casos do transtorno no Brasil e no mundo, arrematou, falando sobre as pessoas com autismo: "- Mas onde eles estão? Muitos e muitos, em casa! Não saem nem para tratamento, nem para a escola, nem para passear. São enclausurados. Com a falta de tratamento, a doença se agrava, e a família não dá conta de enfrentar o mundo aqui fora ao lado deles. - É um panorama triste que eu trago aqui hoje para os senhores, infelizmente. O Dia 2 de abril é a nossa data magna, é data que a ONU marcou para falarmos do autismo, torná-lo conhecido, mas não podemos fugir à realidade. A realidade é esta!

E - para mudar essa realidade - precisamos de políticas públicas efetivas que disponibilizem tratamento multidisciplinar especializado, capacitação de professores, turmas e materiais pedagógicos adaptados e aceitação plena da sociedade.

O Instituto sente-se honrado com o espaço concedido e agradece ao Vereador Paulo Ritter por todo o apoio recebido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário