30/07/2012

IV Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência elege delegados para a Conferência Nacional

Ministra Maria do Rosário participa da abertura do conferência na capital. Foto Divulgação. 
Como objetivo de analisar os obstáculos e avançar nas políticas públicas voltadas para as pessoas com deficiência, foi encerrada no último domingo, a IV Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência onde o tema central foi “Um olhar através da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, da ONU: Novas perspectivas e desafios”. Onde entre os meses de março e maio, ocorreram 33 etapas municipais e regionais, que mobilizou 55 municípios e 3.193 participantes, dos quais 448 foram delegados na etapa estadual, sendo estes 219 não governamentais e 194 governamentais.

O evento que aconteceu na capital, debateu as políticas e a falta delas para pessoas com deficiência no Rio Grande do Sul, e também avaliou a atuação dos governos quanto à inclusão dessas pessoas, onde temas como educação, saúde, trabalho e esporte, bem como demandas sociais referentes ao autismo, escola bilíngue, deficiência visual, surdez, cegueira e doenças raras. Onde para debater estes temas, diversas autoridades, também se fizeram presente ao longo dos três dias de atividades na capital, que contou com a presença da Ministra da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, que falou da união e articulação de 15 ministérios para fazer acontecer o Plano Viver Sem Limites, uma determinação da presidente Dilma Rousseff. Ela citou ações no Ministério da Saúde como o fortalecimento da rede de cuidados, qualificação de profissionais, atenção básica, especializada e hospitalar, próteses e órteses.

Na área de educação, Maria do Rosário informou da compra de ônibus adaptados para levar as crianças e adolescentes com deficiência para a escola. "Queremos 100% dessas crianças frequentando a escola. Temos ainda muito a trilhar, mas sinto que essa conferência vai nos indicar os caminhos. Pretendemos ter muito bem concluído uma lei regulamentadora, ter um Estatuto para Pessoas com Deficiência", disse Maria do Rosário ao informar que a elaboração do estatuto está sendo discutida no Congresso Nacional. Também presente na abertura do evento, a diretora presidente da FADERS Marli Conzatti ressaltou que o Brasil não tem medido esforços para garantir a inclusão social e implementar políticas públicas para pessoas com deficiência. Ela citou o Plano Viver Sem Limites que irá beneficiar 45 milhões de brasileiros que têm algum tipo de deficiência. "O Brasil tem enfrentado o obstáculo do preconceito. No Estado, o Plano RS Sem Limites já está beneficiando grande parte dos 2,5 milhões de deficientes que vivem aqui, repassando recursos para projetos dessa área, buscando aceitação e inclusão social", declarou Marli. Ainda esteve presente o secretário nacional de promoção dos direitos da pessoa com deficiência, Antônio José Ferreira, que pela primeira vez em um evento, teve a oportunidade de poder saudar o público, com o seu discurso feito em braille.

Aatividade, que teve seu ponto alto a votação das deliberações debatidas, onde foram escolhidos os delegados para representar oestado na IIIConferência Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência, contou com o apoio da FADERS, do Conselho Estadual das Pessoas com Deficiência - COEPEDE em parceria com a Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos – SJDH, que ajudaramos mais de 300 delegados de 55 municípios gaúchos que participaram do evento, a construir as propostas gaúchas a serem apresentadas em Brasília no mês de dezembro, onde a partir de agora o conjunto depropostas aprovadas pelos delegados será compilado e divulgado oficialmente no início desta semana, assim como a relação dedelegados que representará o estado em na capital federal. O grupo de representantes será paritário, onde metade representando dele pertence ao governo e outra representando a sociedade civil, onde aproposta deste grupo criado é respeitar também a equidade degênero. A III Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência, ocorre entre os dias 3 e 6 de de dezembro em Brasília.

Fonte: ACOM Faders (www.faders.rs.gov.br)


Nenhum comentário:

Postar um comentário