20/09/2012

21 de Setembro, Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência

"Mãos para a Posteridade" - Dia "A", abril de 2012
No dia 21 de setembro, celebra-se o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência,  instituído pela Lei Federal nº 11.133/2005.

A data tem o objetivo de promover a mobilização da sociedade, objetivando a efetiva promoção e proteção dos direitos das pessoas com deficiência.

O Instituto Autismo & Vida, nesse sentido, relembra à sociedade acerca da necessidade de que lutemos pelos direitos das pessoas com deficiência. Para você consultar algumas regras em defesa da pessoa com deficiência, clique AQUI.

Nosso foco, considerando nossos princípios institucionais, é promover o bem-estar das pessoas incluídas no Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) por meio da disseminação da informação a pais, familiares, colaboradores e sociedade em geral, do apoio à produção de conhecimento e da defesa dos direitos da pessoa com autismo.

Na perspectiva da luta pela defesa dos direitos das pessoas com Autismo, o dia 21 de Setembro nos serve para refletir e considerar a necessidade de mobilização nacional. O PL 1.631/2011 seguiu recentemente ao Senado, após aprovação na Câmara Federal. Veja os detalhes, clicando AQUI.

Aqui, no Estado do Rio Grande do Sul, abre-se a possibilidade da formatação de um grupo de trabalho (GT), com representatividade da sociedade civil organizada, a fim de que seja aprovada a política estadual em favor das pessoas com Autismo. Veja os detalhes, AQUI.

Mas de nada adiantará - em termos de avanços legislativos - se os Poderes Executivos (União, Estados e Municípios) não exercerem sua força política e inserirem nos respectivos orçamentos aporte financeiro suficiente a - pelo menos - minimizar o estado de coisas desfavorável em relação às pessoas com Autismo.

Além de leis sérias, precisamos de administração e atitudes sérias do poder público !!

Segue a luta !



Nenhum comentário:

Postar um comentário