01/10/2012

"A musicoterapia e a criatividade no tratamento da pessoa com autismo" será o tema da Reunião de Pais, Familiares e Colaboradores de Outubro

Outubro/2012-16ª Reunião IAV

Na próxima Reunião Mensal de Familiares e Colaboradores, que acontecerá no dia 06 de outubro, o Instituto Autismo & Vida estará promovendo a palestra “A musicoterapia e a criatividade no tratamento da pessoa com autismo”, a ser proferida pelo musicoterapeuta André Brandalise.

A palestra apresentará uma reflexão acerca de uma perspectiva de musicoterapia cuja principal filosofia de tratamento é o acesso a musicalidades (potenciais) de indivíduos com autismo, a promoção de experiência relacional e criativa e a melhora de qualidade de vida. O tempo de apresentação será dividido entre aspectos levemente teóricos e exemplos da prática clínica.

  

Sobre o palestrante: 

André Brandalise é Bacharel em Música (UFRGS, RS), Especialista em Musicoterapia (CBM-RJ) e Mestre em Musicoterapia (NYU, EUA). Atualmente cursa o Programa de PhD em Musicoterapia da Temple University (EUA) onde foi bolsista por dois anos como professor-assistente. É um dos fundadores da AGAMUSI (Associação Gaúcha de Musicoterapia) a qual presidiu de 1999 a 2003.  Integra o conselho editorial da Revista Brasileira de Musicoterapia. Brandalise é diretor-fundador do Centro Gaúcho de Musicoterapia, em Porto Alegre, onde trabalha como clínico, supervisor e orientador com pessoas com autismo, Síndrome de Down e transtornos neurológicos. É autor dos livros “Musicoterapia Músico-centrada” (2001) e “I Jornada Brasileira sobre Musicoterapia Músico-centrada” (2003). Este último como organizador. Tem sido convidado a expor seu trabalho em vários estados do Brasil, na Argentina, no Uruguai e nos Estados Unidos, publicando artigos no Brasil, na Argentina (Revista da ICMus) e no site norueguês “Voices”. É musicoterapeuta convidado pelo prof. Dr. Douglas Keith a participar do curso de formação de musicoterapeutas do Georgia College and State University (EUA). 

Esperamos contar com a presença dos pais, familiares, professores e cuidadores das pessoas com Autismo de Porto Alegre e Região.

O encontro é gratuito e não é necessário inscrever-se previamente, é só aparecer!

Reunião de Pais, Familiares e Colaboradores do Instituto Autismo & Vida
Data: 06/10/2012 (sábado)
Horário: 14h às 17h
Local: AMRIGS, Av. Ipiranga nº 5311 - Porto Alegre/RS


** Ajude-nos a divulgar a palestra afixando o cartaz abaixo em locais que circulem pessoas que se interessem pelo tema. 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário