03/09/2012

Reunião de Pais, Familiares e Colaboradores de Setembro


Setembro/2012 - 15ª Reunião do IAV
Tivemos no último sábado (01/09), a Reunião Mensal de Pais, Familiares e Colaboradores com o tema "Estratégias Comportamentais e Suporte Visual na Vida Diária".  As palestrantes Claudia Zirbes, Patrícia Madruga Vitória e Thaís Campos Teixeira compilaram informações relevantes e pontuais a partir de cursos de formação que participaram e de suas vivências pessoais e profissionais envolvendo o manejo de comportamento e o uso de suportes visuais para um público de mais de 80 pessoas.

Na primeira parte da reunião, as palestrantes apresentaram uma visão geral sobre os tipos e funções de comportamento, como mapeá-los e traçar estratégias para lidar com aqueles que trazem prejuízos para a interação e convívio social sob a perspectiva da Análise Aplicada do Comportamento (ABA). Foi ressaltada a importância de compreender os comportamentos e buscar manejá-los de forma objetiva, organizada e consistente.

  

Na segunda parte da reunião, o foco recaiu sobre os usos e benefícios da utilização de suportes visuais com as pessoas com autismo. Só para lembrar alguns: o potencial para melhorar a comunicação, a organização, as oportunidades de aprendizado, a independência, bem como, diminuir a ansiedade, o medo e, certamente, os comportamentos desafiadores e indesejados.

 


Claudia, Patrícia e Thaís compartilharam experiências e mostraram exemplos de suportes efetivos para serem utilizados em casa, na terapia e no ambiente escolar com pessoas com autismo de diversas faixas etárias.

Para esticar a conversa com as palestrantes e outros pais e colaboradores, é possível usar a lista de discussão no Instituto Autismo & Vida no Yahoo. Acesse autismoevida@yahoogrupos.com.br, faça sua inscrição no grupo e envie sua pergunta ou comentário.

O Instituto Autismo & Vida agradece, com muito carinho, a presença e disponibilidade das palestrantes, bem como das Voluntárias Luiza Mattos Ferreira e Gabriela Mattos Saucedo, estudantes de Psicologia da PUC e UFCSPA, respectivamente, que contribuíram com o entretenimento das crianças presentes ao evento.
  
Para acessar o material da palestra, clique AQUI.

Um comentário: