08/10/2012

Reunião de Pais, Familiares e Colaboradores de Outubro


16ª Reunião Mensal do IAV
Neste sábado (06), tivemos nossa 16ª Reunião de Pais, Familiares e Colaboradores, realizada na AMRIGS.  A palestra do musicoterapeuta André Brandalise lotou a sala com 117 participantes. Com o tema “A Musicoterapia e a Criatividade no Tratamento de Pessoas com Autismo”, André priorizou uma visão prática do assunto, ainda que amplamente respaldada por referenciais teóricos, possibilitando assim o acesso a essa área do  conhecimento por todos os presentes.


O palestrante enfatizou que a musicalidade está presente em todos nós e partindo da premissa de que todos somos DIFERENTES, encontraremos níveis diversos de habilidades em cada indivíduo.
 

O foco da musicoterapia não remete a aprender,  tocar algum instrumento, ou cantar uma música, ainda que essas habilidades possam acontecer. Mas, tratando-se especialmente dos indivíduos com autismo, tema central da palestra, o foco está em promover situações como a interação prazerosa, o olhar, a exploração sensório motora, a comunicação gestual, vocal e verbal, além de buscar sempre uma melhor qualidade de vida.
 
Nos vídeos apresentados, foi possível perceber a sinergia entre terapeuta, co-terapeuta e criança/adolescente. A percepção do outro, e sobretudo a leitura das intenções, se dá na maioria das vezes em sutilezas, que por meio da criatividade são transformadas em momentos únicos, onde o que se percebe é a mais pura linguagem, no seu sentido mais amplo. 



André, além de musicoterapeuta, tem o olhar e a inquietação de pesquisador, o que eleva seu trabalho na área de intervenção no autismo a outro patamar e torna-o uma referência para novos musicoterapeutas em formação.

A palestra foi finalizada com uma sessão de perguntas e respostas, onde o palestrante destacou a situação das famílias que lidam com o autismo atualmente e como era na década de 90. Ainda que tenhamos uma longa caminhada pela frente, contar com uma ONG, como o Instituto Autismo & Vida, amplia as possibilidades de conhecimento,  estabelece parcerias e cria pontes para tornar os dias de hoje menos difíceis do que há 20 anos atrás.

Nosso sincero agradecimento a André Brandalise e sua equipe, nossos parceiros, que nos permitiram compartilhar de suas experiências e nos apresentaram de forma clara mais uma ferramenta de intervenção para o autismo.

As voluntárias Gabriela, Luiza e Roberta ajudaram com as crianças presentes ao evento. Agradecemos enormemente a ajuda das estudantes, que foi de extrema importância para que os pais pudessem assistir à palestra. 
A venda de camisetas tem o objetivo de manter os serviços gratuitos que a ONG oferece à comunidade.







Nenhum comentário:

Postar um comentário