16ª Reunião Mensal do IAV |
Neste sábado (06), tivemos nossa 16ª Reunião de Pais, Familiares e Colaboradores, realizada na AMRIGS. A palestra do musicoterapeuta André Brandalise lotou a sala com 117 participantes. Com o tema “A Musicoterapia e a Criatividade no Tratamento de Pessoas com Autismo”, André priorizou uma visão prática do assunto, ainda que amplamente respaldada por referenciais teóricos, possibilitando assim o acesso a essa área do conhecimento por todos os presentes.
O palestrante enfatizou que a musicalidade está presente em todos nós e partindo da premissa de que todos somos DIFERENTES, encontraremos níveis diversos de habilidades em cada indivíduo.
O foco da musicoterapia não remete a aprender, tocar algum instrumento, ou cantar uma música, ainda que essas habilidades possam acontecer. Mas, tratando-se especialmente dos indivíduos com autismo, tema central da palestra, o foco está em promover situações como a interação prazerosa, o olhar, a exploração sensório motora, a comunicação gestual, vocal e verbal, além de buscar sempre uma melhor qualidade de vida.
Nos vídeos apresentados, foi possível perceber a sinergia entre terapeuta, co-terapeuta e criança/adolescente. A percepção do outro, e sobretudo a leitura das intenções, se dá na maioria das vezes em sutilezas, que por meio da criatividade são transformadas em momentos únicos, onde o que se percebe é a mais pura linguagem, no seu sentido mais amplo.
André, além de musicoterapeuta, tem o olhar e a inquietação de pesquisador, o que eleva seu trabalho na área de intervenção no autismo a outro patamar e torna-o uma referência para novos musicoterapeutas em formação.
A palestra foi finalizada com uma sessão de perguntas e respostas, onde o palestrante destacou a situação das famílias que lidam com o autismo atualmente e como era na década de 90. Ainda que tenhamos uma longa caminhada pela frente, contar com uma ONG, como o Instituto Autismo & Vida, amplia as possibilidades de conhecimento, estabelece parcerias e cria pontes para tornar os dias de hoje menos difíceis do que há 20 anos atrás.
Nosso sincero agradecimento a André Brandalise e sua equipe, nossos parceiros, que nos permitiram compartilhar de suas experiências e nos apresentaram de forma clara mais uma ferramenta de intervenção para o autismo.
Nosso sincero agradecimento a André Brandalise e sua equipe, nossos parceiros, que nos permitiram compartilhar de suas experiências e nos apresentaram de forma clara mais uma ferramenta de intervenção para o autismo.
A venda de camisetas tem o objetivo de manter os serviços gratuitos que a ONG oferece à comunidade. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário