17ª Reunião do IA&V |
A sala 21 da AMRIGS estava em sua lotação máxima no último
sábado, 10 de novembro. Mais de uma centena de pessoas dedicaram total atenção
à palestra da 17ª Reunião de Pais, Familiares e Colaboradores promovida pelo
Instituto Autismo & Vida. Talvez pelo tema instigante, pertinente e atual
tratando de uma das questões mais desafiadoras para quem se interessa pela
educação da pessoa com Autismo: a inclusão escolar e as adequações necessárias
para que ela ocorra.
As Reuniões de Pais acontecem na sede da AMRIGS |
As palestrantes discorreram sobre o tema na perspectiva de
quem vivencia o Autismo de forma peculiar, como familiares, como profissionais
e como pesquisadoras.
Na foto, Renata Bonotto |
Não cabe mais discutir se a inclusão é viável ou não para
todas as crianças, não cabe mais a escola se dizer despreparada para receber a
pessoa com deficiência, “não interessa aqui nossa opinião pessoal, colocar-nos
contra ou a favor, pois é lei e a pretexto de qualquer questão particular a
inclusão está acontecendo agora. Precisamos virar esta página, para que o
processo avance com a nossa participação consciente e coerente”, salientou
Renata Bonotto, mãe, profissional atuante na formação de professores,
pesquisadora, professora e doutoranda em Tecnologia da Educação pela UFRGS.
Não basta apenas abrir a porta da escola, é necessário que
as adaptações sejam feitas, que o currículo seja adaptado e adequado a uma
criança com Autismo. A escola vai precisar de parceria e para isso pode e deve
contar com a experiência da família, esta por sua vez precisa valorizar a
escola e seus esforços, mesmo na presença de algum equívoco ocasional.
Na foto, Claudia Zirbes |
Para o
grande desafio da inclusão das pessoas com síndromes do Espectro do Autismo
essa relação de respeito mútuo e o diálogo constante são fundamentais.
Este foi um dos pontos enfatizados por Cláudia Zirbes, também mãe de uma criança com Autismo, profissional que se dedica à pesquisa na área do autismo no campo da intervenção, atuando como colaboradora da linha de pesquisa da Educação Especial e Processos Inclusivos na UFRGS.
Este foi um dos pontos enfatizados por Cláudia Zirbes, também mãe de uma criança com Autismo, profissional que se dedica à pesquisa na área do autismo no campo da intervenção, atuando como colaboradora da linha de pesquisa da Educação Especial e Processos Inclusivos na UFRGS.
As palestrantes ilustraram a apresentação com inúmeros
exemplos de abordagens, atividades, materiais de apoio, literatura e
atualizaram o público presente com os principais recursos de apoio à educação
da pessoa com Autismo, adotados por países como os EUA e Inglaterra.
O público se beneficiou mais uma vez de forma gratuita com
informação de qualidade e atualizada sobre esta instigante síndrome. Ficou
claro para todos nós que assistimos embevecidos a esta verdadeira aula, que é
possível e necessário unirmos esforços - como sociedade civil organizada, cidadãos,
familiares, profissionais e poder público - para que as pessoas com Autismo finalmente sejam
reconhecidos como cidadãos de direito e tenham a oportunidade de vivenciarem
sua educação acadêmica como os demais cidadãos.
Para acessar o material da palestra, clique AQUI.
Para acessar o material da palestra, clique AQUI.
Grupo de alunas do Curso de Pedagogia da UNIRITTER |
A venda de camisetas tem o objetivo de manter os serviços gratuitos que a ONG oferece à comunidade. |
Durante a Reunião de Pais foi possível fazer inscrição para o Ciclo de Palestras sobre Autismo do IAV, que acontecerá no próximo dia 24/11, na PUCRS, em Porto Alegre/RS. |
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