14/11/2012

Reunião de Pais, Familiares e Colaboradores do Instituto Autismo & Vida de Novembro.



17ª Reunião do IA&V
A sala 21 da AMRIGS estava em sua lotação máxima no último sábado, 10 de novembro. Mais de uma centena de pessoas dedicaram total atenção à palestra da 17ª Reunião de Pais, Familiares e Colaboradores promovida pelo Instituto Autismo & Vida. Talvez pelo tema instigante, pertinente e atual tratando de uma das questões mais desafiadoras para quem se interessa pela educação da pessoa com Autismo: a inclusão escolar e as adequações necessárias para que ela ocorra.

As Reuniões de Pais acontecem na sede da AMRIGS

As palestrantes discorreram sobre o tema na perspectiva de quem vivencia o Autismo de forma peculiar, como familiares, como profissionais e como pesquisadoras.

Na foto, Renata Bonotto
Não cabe mais discutir se a inclusão é viável ou não para todas as crianças, não cabe mais a escola se dizer despreparada para receber a pessoa com deficiência, “não interessa aqui nossa opinião pessoal, colocar-nos contra ou a favor, pois é lei e a pretexto de qualquer questão particular a inclusão está acontecendo agora. Precisamos virar esta página, para que o processo avance com a nossa participação consciente e coerente”, salientou Renata Bonotto, mãe, profissional atuante na formação de professores, pesquisadora, professora e doutoranda em Tecnologia da Educação pela UFRGS.

Não basta apenas abrir a porta da escola, é necessário que as adaptações sejam feitas, que o currículo seja adaptado e adequado a uma criança com Autismo. A escola vai precisar de parceria e para isso pode e deve contar com a experiência da família, esta por sua vez precisa valorizar a escola e seus esforços, mesmo na presença de algum equívoco ocasional. 

Na foto, Claudia Zirbes
Para o grande desafio da inclusão das pessoas com síndromes do Espectro do Autismo essa relação de respeito mútuo e o diálogo constante são fundamentais. 

Este foi um dos pontos enfatizados por Cláudia Zirbes, também mãe de uma criança com Autismo, profissional que se dedica à pesquisa na área do autismo no campo da intervenção, atuando como colaboradora da linha de pesquisa da Educação Especial e Processos Inclusivos na UFRGS.

As palestrantes ilustraram a apresentação com inúmeros exemplos de abordagens, atividades, materiais de apoio, literatura e atualizaram o público presente com os principais recursos de apoio à educação da pessoa com Autismo, adotados por países como os EUA e Inglaterra.

O público se beneficiou mais uma vez de forma gratuita com informação de qualidade e atualizada sobre esta instigante síndrome. Ficou claro para todos nós que assistimos embevecidos a esta verdadeira aula, que é possível e necessário unirmos esforços - como sociedade civil organizada, cidadãos, familiares, profissionais e poder público - para que as pessoas  com Autismo finalmente sejam reconhecidos como cidadãos de direito e tenham a oportunidade de vivenciarem sua educação acadêmica como os demais cidadãos.

Para acessar o material da palestra, clique AQUI.
Grupo de alunas do Curso de Pedagogia da UNIRITTER
Gabriela, Luiza, Patrícia e Mariana ajudaram com as crianças presentes ao evento. Agradecemos enormemente a ajuda das voluntárias, que foi de extrema importância para que os pais pudessem assistir à palestra. 
A venda de camisetas tem o objetivo de manter os serviços gratuitos que a ONG oferece à comunidade.

Durante a Reunião de Pais foi possível fazer inscrição para o Ciclo de Palestras sobre Autismo do IAV, que acontecerá no próximo dia 24/11, na PUCRS, em Porto Alegre/RS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário