13/03/2013

Reunião de Pais, Familiares e Colaboradores de Março/2013


18ª Reunião de Pais do IAV
Neste sábado (09), tivemos nossa 18ª Reunião de Pais, Familiares e Colaboradores, realizada na AMRIGS.  Na abertura do evento, o Vice-Presidente do Instituto, Airto Madalozzo, aproveitou a oportunidade para divulgar entre os presentes a realização da “3ª Edição do Dia Mundial de Conscientização do Autismo”, a ser promovida pelo Instituto Autismo & Vida, em Porto Alegre/RS, que acontecerá no dia 07/04/2013, domingo, no Parque da Redenção, a partir da 9h, com uma caminhada organizada de conscientização marcada para as 11h30min.



A palestra “Transtorno do Espectro Autista:  Entendendo para Incluir", proferida por Claudia Zirbes abordou o Transtorno do Espectro Autista (TEA) de forma abrangente e atualizada, exemplificando as características marcantes das principais áreas afetadas. A palestrante também deu um enfoque na intervenção sob a ótica da educação, salientando as principais características que interferem no aprendizado. Claudia deu dicas práticas para melhorar o ambiente de ensino, estratégias efetivas para desenvolvimento do aprendiz com TEA, bem como destacou a importância do manejo do comportamento efetivo e consistente. 


Na segunda parte da reunião, Renata Bonotto fez uma apresentação geral da Lei nº 12.764, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo, destacando o seu alcance e pontos principais como, por exemplo, a extensão às pessoas com autismo das mesmas conquistas já garantidas às pessoas com deficiência. O público participou com perguntas sobre direitos e garantias das pessoas com autismo e suas famílias envolvendo aspectos referentes ao campo da saúde, da educação, da assistência social e da isenção de tributos (IPI, ICMS, IOF). Além disso, durante a troca, foi possível também remeter a outros textos legais importantes.


Nosso sincero agradecimento às sócias Claudia Zirbes e Renata Bonotto, mães de crianças que possuem autismo, que não medem esforços para compartilhar – voluntariamente –, com as demais famílias e profissionais, o conhecimento que vêm acumulando em seus estudos sobre o transtorno.

Por fim, gostaríamos de solicitar a colaboração de todos que participaram dessa Reunião de Pais, no sentido de preencherem o FORMULÁRIO DE AVALIAÇÃO a fim de que possamos estar sempre melhorando nossos eventos, inclusive inserindo temas de interesse da maioria das famílias e colaboradores que nos procuram:

FORMULÁRIO DE AVALIAÇÃO DA REUNIÃO DE PAIS (clique AQUI).




A voluntária Luiza Matos ajudou com as crianças presentes ao evento. Agradecemos enormemente a ajuda da estudante, que foi de extrema importância para que os pais pudessem assistir à palestra.  

Clique aqui para saber mais sobre a "3ª Edição do Dia Mundial de Conscientização do Autismo", promovida pelo Instituto Autismo & Vida, em Porto Alegre/RS. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário