06/05/2013

"Autismo e Sexualidade! Vamos conversar?", será o tema da Reunião de Pais, Familiares e Colaboradores de Maio



19ª Reunião de Pais do IAV
Na próxima Reunião de Familiares e Colaboradores, que ocorrerá no dia 18 de maio, das 14h às 17h, na AMRIGS, o Instituto Autismo & Vida estará promovendo a palestra "Autismo e Sexualidade! Vamos conversar?", a ser proferida pela Médica Psiquiatra Solange Gomes.

 "A maior parte dos indivíduos portadores de TID (transtorno invasivos do desenvolvimento) apresentam um desenvolvimento biológico normal da sexualidade. Entretanto, no desenvolvimento psicológico ocorre uma série de alterações que se manifestam na conduta e podem variar de  intensidade e freqüência, dependendo do grau de distúrbio e do nível intelectual.(..) Para que os comportamentos e manifestações sexuais não se tornem problemáticos, existe a necessidade de investimentos na educação sexual; sempre com a participação dos pais e familiares, pois é através destes que há o desenvolvimento psico-emocional e a transmissão de valores para a aquisição de limites." Trecho extraído do artigo "A expressão da sexualidade das pessoas com autismo", de Marina da Silveira Rodrigues Almeida, Consultora em Educação Inclusiva. Psicóloga e Pedagoga Especialista. Instituto Inclusão Brasil. 2008. Clique aqui para ler o artigo na íntegra. 


Após a exposição da Dra. Solange Gomes, será destinado um tempo para perguntas à palestrante, bem como, na sequência, um espaço para que as famílias e colaboradores possam partilhar experiências e dúvidas acerca do tema. 

Sobre a palestrante:
Solange Gomes é Médica Psiquiatra formada pela Universidade Federal de Pelotas - UFPEL.
Foi professora  na Medicina da UFPEL e no curso de Psicologia da UNISINOS.
Possui curso de extensão em Psiquiatria Infantil pela UFRGS e também em Psicoterapia pela UFRGS.
É Mestre em Saúde Coletiva pela Unisinos.
Acompanha a Escola Pandorga (São Leopoldo) em sua eficiente trajetória.

Esperamos contar com a presença dos pais, familiares, professores e cuidadores das pessoas com Autismo de Porto Alegre e Região.

O encontro é gratuito e não é necessário inscrever-se previamente, é só aparecer!

Reunião de Pais, Familiares e Colaboradores do Instituto Autismo & Vida
Data: 18/05/2013 (sábado)
Horário: 14h às 17h
Apoio:



Realização:

Nenhum comentário:

Postar um comentário