16/07/2013

Reunião de Pais, Familiares e Colaboradores de Julho/2013

20ª Reunião de Pais do IAV
O Instituto Autismo & Vida promoveu neste sábado (13) - na Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) -, a palestra Os Benefícios da Atividade Física no Autismo”, proferida pelo Educador Físico Jorge Luis Ferrari Cardozo, o JOCA, em sua 20ª Reunião de Pais, Familiares e Colaboradores.

A palestra foi produtiva e desencadeou curiosidade e animação por parte dos participantes, que viram uma nova possibilidade de estimulação para crianças e adolescentes com autismo, de uma maneira lúdica e prazerosa, ao mesmo tempo que traz benefícios em muitas áreas.

Na foto: Joca
Joca relatou um pouco da história da Ginástica Olímpica, falou sobre a importância dos aparelhos para o sucesso do programa (trave, barras móveis, piscina de espuma, argolas etc), tecendo comentários do seu trabalho com as crianças e jovens.

Entre outras coisas, explicou sobre as cinco valências físicas no corpo, que é onde se aplica o seu trabalho e também como tudo isso interfere na parte psicomotora, cognitiva e afetiva.

Joca citou que seus objetivos são trazer para a criança e/ou o jovem a felicidade, confiança, criatividade e o respeito.

A sala cedida pela AMRIGS estava lotada de pais, familiares e profissionais.

Deu  ênfase que o espaço, tamanho do local e, principalmente, o material utilizado e que está disponível dentro do ginásio da SOGIPA (Sociedade de Ginástica Porto Alegre, 1867) são fatores fundamentais para que o trabalho aconteça de forma satisfatória; tudo isso aliado à criatividade e uma certa “liberdade” em deixar o aluno “comandar” as primeiras aulas para depois, aos poucos, ir conseguindo fazer algumas trocas e combinações, evoluindo no domínio dos movimentos.

Finalizando, Joca falou sobre os ganhos físicos e mentais proporcionados pela atividade física.


Na foto: Silvia
Na sequência, Silvia Sperling Canabarro, mãe do Otávio, 9 anos, que está no espectro, contou um pouco da experiência do filho com essa abordagem terapêutica e da sua trajetória até agora.

Silvia  foi a grande mentora do projeto na SOGIPA, pois Otávio foi o primeiro aluno com TEA de Joca e, juntos, apostaram nesse novo desafio, que já vem dando certo há cinco anos. Ela contou também sobre o início da sua trajetória, a procura por terapias e intervenções, enaltecendo a importância e -  até mesmo - a prevalência, muitas vezes, da vontade do profissional de realmente querer aprender a trabalhar com a criança e aceitar novos desafios, sobrepondo essa vontade muitas vezes à experiência daquele.

Após, ocorreu um bate-papo muito rico entre familiares, amigos e profissionais. Foram relatadas as experiências positivas de professores e pais que incluíram a atividade física na vida de pessoas com TEA, dos benefícios que estão sendo construídos e da alegria que toda essa experiência vem trazendo para os envolvidos.

Mais uma vez a sala da AMRIGS ficou lotada; gostaríamos de agradecer a presença de pais e profissionais do interior do Estado, assim como a todos que estiveram presentes.


Agradecemos enormemente a ajuda dos voluntários que entretiveram as crianças durante o evento, o que foi de extrema importância para que os pais pudessem assistir à palestra.

Na foto: Joca e a equipe diretiva do IAV


Para finalizar, uma frase de Margarida Araújo Seabra de Moura, mãe de Débora Moura, a primeira professora com Síndrome de Down no Brasil, que pode servir de inspiração para familiares, amigos e profissionais de nossas crianças e jovens com TEA: “Eu também nunca fui preparada para ser mãe de uma pessoa com Síndrome de Down. Eu aprendi sendo. O professor tem de aprender a fazer, fazendo.”

Joca e Silvia: fica o registro de agradecimento pela tarde agradável e produtiva que tivemos.


Apoio:


Realização:





Nenhum comentário:

Postar um comentário