28/09/2014

Nota do IA&V sobre as Eleições 2014

Nas eleições de 2014, nós brasileiros decidiremos, por maioria, quem serão os governantes e legisladores federais e estaduais pelos próximos quatro anos. Sabendo da importância desta eleição para o país e também para os rumos das políticas públicas para as pessoas com autismo e suas famílias, o Instituto Autismo & Vida reitera sua neutralidade.

Neste segundo turno das eleições para a Presidência da República e para o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, o IA&V reitera que não definirá apoio nem repúdio a nenhuma candidatura. Entendemos que o nosso papel é o de demandar, apoiar, exigir e contestar o Poder Executivo constituído através do voto da maioria dos eleitores. Cada um de nós tem sua posição e sua escolha, provavelmente muitos integrantes da Diretoria e demais sócios fundadores manifestam-na publicamente, e reiteramos que nenhuma delas deve ser tomada como posição do Instituto Autismo & Vida.

Não defendemos uma abordagem, um método de tratamento. Defendemos os direitos dos nossos filhos e filhas de terem acesso à educação, à saúde e aos direitos de todos, com acessibilidade, se for o caso, e sempre que for o caso. Cada mãe, cada pai, faz a escolha melhor para o seu filho e filha. A nós, IA&V, cabe informar sobre as possibilidades de intervenção e tratamento.

Assim também não recomendamos candidatos. Entendemos que todos nós temos o direito e o dever de fazer escolhas. Não conduzimos tratativas secretas com quem quer que seja, e não temos nenhuma informação privilegiada para poder "aconselhar" alguém a votar a favor ou contra candidatos, partidos, ideias.

Sugerimos que cada um faça sua pesquisa quanto às propostas e práticas dos candidatos e candidatas nessas eleições. Não reconhecemos a ninguém o domínio da verdade. Que cada um de nós encontre a sua verdade, e que todos nós juntos tentemos construir mais e mais, acolhendo a decisão da maioria. E, como minoria que somos, contemple e respeite a nossa especificidade, como estabelecido na Constituição Federal, que internalizou a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

Instituto Autismo & Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário