15/09/2014

Resumo da Reunião de Pais, Familiares e Colaboradores do IA&V | 13/09

Na tarde do último sábado, 13 de setembro, tivemos mais uma reunião mensal promovida pelo IA&V com o apoio da AMRIGS. Desta vez, ouvimos uma competente equipe de uma clínica em Porto Alegre, que nos trouxe conhecimentos sobre o Modelo Denver de atendimento, uma abordagem muito conhecida nos EUA, apontada como uma das terapias comprovadamente eficazes de intervenção precoce para o autismo.

Como descrito no convite para a reunião, este modelo preconiza  intervenção focada na interação da criança com o mundo à sua volta por meio da comunicação estabelecendo através de uma minuciosa avaliação: quais são os atrasos presentes e quais são as estratégias indicadas para aproximar este desenvolvimento ao padrão esperado para a faixa etária. 

Embora esta seja uma abordagem que foca na intervenção precoce, preferencialmente com início antes dos quatro anos, tivemos acesso a muitas informações válidas também a outras faixas etárias, pois embora seja evidente que quanto mais cedo se trabalha os desvios do desenvolvimento melhores serão os resultados, isso não significa que os resultados estejam restritos aos pequenos; eles continuarão a ser alcançados em todas as idades em que haja intervenção, por isso muito do que foi mostrado pode servir como sugestão, como inspiração ou como pista para os pais das crianças com mais de seis anos de idade.

Entrar em contato com teorias que abordam a terapêutica do autismo é nos manter informados, sintonizados com o que está acontecendo e nos capacitar  para dialogar sempre com mais propriedade com profissionais que nos cercam sobre o que é possível alcançar com nossos filhos, alunos e atendidos.

Para o Instituto Autismo & Vida, é uma honra poder promover estes encontros gratuitamente e ser um espaço de capacitação, divulgação e informação sobre tudo o que envolve o universo do autismo. Agradecemos a presença de todos, até outubro!


Nenhum comentário:

Postar um comentário