21/08/2015

Café da Tarde com a Diretoria Social do Autismo & Vida

Sabendo da importância de cuidar de quem cuida do outro, na última quinta-feira (27/08/2015) a Diretoria Social do Autismo & Vida se reuniu com cerca de 12 mães para um Café da Tarde descontraído no Bourbon Country, em Porto Alegre. Nada melhor do que dividir alegrias e tristezas com pessoas que nos identificamos.

Foto: Fernanda Ferreira

Lucia Volpato
foi uma das participantes do encontro aberto ao público. Ela é mãe do Raul, que tem 29 anos e foi diagnosticado com autismo por volta dos 2 anos de idade. “Para nós era tudo muito novo! Mas dentro do possível ele cresceu bastante, com muita estimulação e muito amor, e uma coisa que acho que foi e é decisivo para ele evoluir: eu não o trato como coitado. Sempre com muito amor, eu exijo sempre dele, só faço o que realmente ele não conseguir fazer depois de cobrar que o faça”, comenta Lucia. Mesmo com uma rotina de constante e intensa doação, Lucia se sente muito feliz: “nossos filhos são as pessoinhas mais puras e verdadeiras que Deus colocou no mundo. Ele nos escolheu porque somos mulheres que sabemos amar na medida certa!”.

Para ela, “momentos como o Café da Tarde são muito importante para nos reenergizarmos, ainda mais com pessoas com as quais podemos rir e chorar ao mesmo tempo, pessoas que conhecem a alma da outra, sim, a alma, porque quem tem um autista em casa é totalmente diferente das outras pessoas”. A troca de experiências entre mães que convivem com o autismo há mais tempo, como Lucia, e outras com menos tempo de experiência é sempre enriquecedora.

Foto: Fernanda Ferreira

Janice Rodrigues Gomes
também estava neste encontro conosco. Ela tem um filho de 5 anos com autismo, o Arthur. O diagnóstico foi realizado quando ele tinha 1 ano e 8 meses. Desde então, Janice participa de grupos de conversa no Facebook e no aplicativo WhatsApp. O encontro no Café da Tarde do Autismo & Vida foi mais uma atividade revigorante pra ela. “Acho muito bom poder estar com outras mães, dividir angústias com quem tanto nos compreende, dar risadas, descontrair. Faz bem à alma! Estou ansiosa pelos próximos encontros!”, conta Janice, que também já participou de eventos do Autismo & Vida em que, diferente do Café da Tarde, as famílias se reuniram para confraternizar junto aos filhos. “Se as crianças gritavam ou apresentavam algum comportamento diferente, ninguém olhava com crítica ou julgamento, como ocorre em restaurantes, por exemplo.” Nas Reuniões Mensais de Pais, Familiares e Colaboradores do Autismo & Vida, as crianças são sempre bem-vindas e têm o acompanhamento de uma pessoa capacitada.

Acompanhe a programação da Diretoria Social do Instituto Autismo e Vida pelo site para os próximos eventos! Vem aí uma programação divertida sempre com a diversão como foco!


Nenhum comentário:

Postar um comentário