18/03/2016

Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo | Programação Autismo & Vida 2016

O autismo é um transtorno do desenvolvimento; estima-se que atinja pelo menos dois milhões de brasileiros. O desenvolvimento é atípico, assim como o processamento das informações, com alterações sensoriais, como dificuldade em suportar aglomerações ou barulhos e na interação social.

Se o comportamento de uma pessoa com autismo lhe causar estranheza, saiba que não é birra ou falta de educação, vontade de chamar a atenção, falta de carinho ou frieza da mãe: o autismo é orgânico, embora os cientistas ainda não possam definir sua(s) causa(s). Cada pessoa com autismo é única: muitos podem ter uma dificuldade enorme para aprender, enquanto outros tem inteligência acima da média.

A inclusão social da pessoa com autismo e sua família depende também de sua atitude: não há rampas, óculos, linguagem especial que possam fazer isso de forma mágica. Precisamos entender que todos somos diferentes, e que ao respeitar essas diferenças, teremos um mundo melhor.

Diferente é o mundo que queremos!

Criado pela ONU, o 2 de abril é marcado como o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo para que as cerca de 70 milhões de pessoas com autismo no mundo possam viver sem o olhar constante do preconceito por falta de informação.

O Instituto Autismo & Vida, instituição de Porto Alegre atuante no Rio Grande do Sul, desde 2011 organiza um evento especial para esta data. Em 2016, o evento será realizado no dia 03 de abril, no Parque da Redenção (Porto Alegre), das 9h às 14h.

No domingo, a equipe de voluntários do Autismo & Vida estará reunida na Redenção para que toda a comunidade possa informar-se melhor e dividir experiências sobre o autismo. A concentração da Caminhada Azul está programada para iniciar às 11h. Também serão desenvolvidas atividades inclusivas para as crianças em nosso evento dedicado ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

Programação Dia A:

9h - Abertura do evento
9h – Atividades de pintura e desenho
9h - Conversa com Ana Paula (Diretora Operacional do IA&V e pedagoga): “Para ajudar basta compreender”
9h30min - Conversa com Luciana Bridi (sócia do IA&V e psiquiatra): “Aspectos básicos do uso de medicação no TEA”
10h – Conversa com Renata (Diretora Executiva do IA&V): “Comunicar para desenvolver”
10h – Atividades sensoriais com a equipe do projeto Canguru Travesso
10h30min – Conversa com Fabiano Beserra (Promotor do MPT): “Inclusão no trabalho”
11h - Conversa com Clarissa Belesa (FADERS): “GASAPA – Grupo de Apoio às Famílias das Pessoas com Autismo”
11h15min – Recreação com a Cia Lúdica
11h30min – Contação de histórias com o projeto Conte Mais
11h30min - Caminhada Azul

6ª Edição Dia A
Data: 03 de abril de 2016, a partir das 9h
Local: Parque Farroupilha (Av. João Pessoa, s/n - Cidade Baixa, Porto Alegre/RS)
Evento gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário