15/04/2016

Cursos de capacitação da Associação Pandorga em 2016

ESTES EVENTOS NÃO ESTÃO SENDO PROMOVIDOS
PELO INSTITUTO AUTISMO & VIDA

Salientamos que os eventos são de inteira responsabilidade da entidade abaixo mencionada, restringindo-se o Instituto Autismo & Vida à divulgação da informação à sociedade, em cumprimento ao objetivo institucional de disseminar informações sobre o autismo.  

A Associação Pandorga está com inscrições abertas para seus cursos que tem como objetivo capacitar profissionais para para ajudar as pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo. Veja abaixo as próximas opções de curso em 2016:



25 e 26 de julho de 2016
Em São Leopoldo/RS
"Autismo: muitas faces e um labirinto de explicações - para ajudar é preciso entender", com Katrien van Heurck
Introdução ao autismo - Aspectos históricos - Novidades e estatísticas - Autismo de baixo funcionamento ou autismo com uma deficiência? São a mesma coisa? - Aprofundamento e esclarecimento: no ensino escolar; na vida do dia a dia - Ter um filho com autismo: o impacto na família - Como ajudar as famílias - Estudo de caso - Filme: O menino e o cavalo (1h33m) - Autismo de alto funcionamento, autismo de habilidades normais, autismo de habilidades acima do normal - vários termos para o mesmo assunto. - Aprofundamento e esclarecimento: no ensino escolar; na vida do dia a dia - Estudo de caso - Filme: Adam (1h39min).
Clique aqui para mais informações e para fazer a sua inscrição.


29 e 30 de julho de 2016
Em São Leopoldo/RS
Oficina "Pedagogia montessoriana e educação inclusiva", com Eugênio Cunha
Breve história de vida de Maria Montessori. Princípios da pedagogia montessoriana.  A ênfase na educação inclusiva. A sala de aula. O professor. O aluno. A criança e a mente absorvente. Materiais pedagógicos. Escola ativa. A autorregulação pela atividade. Aprendizagem em grupo. Preparação de atividades inclusivas. Materiais pedagógicos de desenvolvimento: como elaborá-los? O encontro com a matemática, a linguagem e a vida prática em sala de aula. Confecção de materiais de desenvolvimento.
Clique aqui para mais informações e para fazer a sua inscrição.

20 e 21 de agosto de 2016   
Em Palmeira das Missões/RS                                 
"AUTISMO: uma realidade – muitas dimensões", com diversos palestrantes
Os transtornos do espectro do autismo (TEA) nas perspectivas da neurobiologia, psiquiatria, família, inclusão social, cidadania e direitos humanos - Informações básicas para professores, outros profissionais, cuidadores, familiares e gestores públicos
Clique aqui para mais informações e para fazer a sua inscrição.

17 e 18 de setembro de 2016
Em São Leopoldo/RS
"Atualização no programa TEACCH: formas, recursos, técnicas e ajustes à realidade brasileira", com Maria Elisa Granchi Fonseca
Conteúdo: Revisitando o conceito de Transtorno do Espectro do Autismo - Como o TEACCH entende o autismo: aspectos neuropsicológicos/sensoriais na perspectiva da aprendizagem da pessoa com autismo - Questões psicoeducacionais nos TEA: importância da estrutura - O modelo TEACCH: o que é, princípios, como funciona, ajustes, atualizações no conceito - Aplicação da proposta TEACCH - Materiais de trabalho - Estruturação dos materiais (parte prática).
Clique aqui para mais informações e para fazer a sua inscrição.

15 e 16 de outubro de 2016
Em São Leopoldo/RS
"Linguagem, desenvolvimento e Comunicação Alternativa no autismo", com Renata Costa de Sá Bonotto
Aspectos da linguagem e desenvolvimento no autismo. - Precursores e intervenientes na linguagem e na comunicação interpessoal. - Instrumentos para a avaliação da linguagem e comunicação no autismo e para o planejamento da intervenção. - Conceituação de Comunicação Alternativa. - Autismo e Comunicação Alternativa: fundamentos e importância. - Aplicações da Comunicação Alternativa no contexto educacional e familiar. - Possibilidades com tecnologia.
Clique aqui para mais informações e para fazer a sua inscrição.

12 e 13 de novembro de 2016
Em São Leopoldo/RS
"Rotina e autismo: exploração, estruturação e estimulação cognitiva através do dia a dia", com Régis Nepomuceno
Cognição e bases de aprendizagem - Desenvolvimento cognitivo - Recursos cognitivos de exploração no dia a dia - Rotina: organização e flexibilização - Entendimento da rotina da criança atípica - Autismo e deficiência intelectual - Estimulação cognitiva - Contextos da criança e suas organizações: escola - casa - meio social. - Conteúdo extra: Aplicativo Minha Rotina Especial – Como utilizar o Ipad como recurso de exploração e organização do dia a dia.
Clique aqui para mais informações e para fazer a sua inscrição. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário