09/05/2016

Dia Mundial de Conscientização do Autismo | Abril de 2016

Quando o Dia Mundial de Conscientização do Autismo se aproxima, o grupo de mães e pais do Autismo & Vida sabe: vem muito trabalho e momentos marcantes por aí. Neste ano não foi diferente. As ações dedicadas ao Dia A começaram já no final de março. Em 28/03, nossa sócio-voluntária e Diretora Executiva Renata de Sá Bonotto participou das atividades da APAE Lajeado com uma palestra para os pais da instituição. No dia 29, nossa sócio-voluntária Luciana Bridi apresentou na Escola Municipal Anita Garibaldi, em Guaíba, a palestra "Noções Sobre o Autismo". Em 30 de março, nossa Diretora-Presidente Marilene Symanski foi a São Francisco de Paula para conversar com pais, professores e estudantes da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul sobre autismo e a importância de associações de pais como o Autismo & Vida. E para encerrar março, no dia 31, a convite do Centro Educacional de Desenvolvimento de Potências, Luciana Bridi também ministrou um compartilhamento de vivência com o autismo e uma palestra sobre os direitos da pessoa com deficiência, com ênfase no autismo, no auditório da Prefeitura Municipal de Guaíba.

A Diretora-Presidente do IA&V Marilene Symanski em São Francisco de Paula
No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, 02 de abril, Luciana Bridi e Renata Bonotto foram convidadas pela Secretaria Municipal de Educação de Guaíba a partilhar seus conhecimentos no seminário "O Transtorno do Espectro Autista: Uma Visão Transversal", um evento que contou com cerca de 300 inscritos. Durante a manhã, a palestra "Manejo e Comportamento no Autismo + Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa para a Efetiva Inclusão de Alunos com TEA" foi apresentada por Renata Bonotto, e à tarde Luciana Bridi expôs sobre "Características Gerais do Autismo e Aprendizagem". Também no dia 02 de abril, em Canoas, nossa Diretora Operacional Ana Paula Dihl apresentou uma palestra sobre conceitos básicos que envolvem o autismo, incidência mundial e estratégias de manejo cotidiano para professores, familiares e comunidade em geral, no Centro de Capacitação, Educação Inclusiva e Acessibilidade. Também em Canoas, corremos com a Equipe de Corrida Tauro Bononiro em um Treino Azul pelo Autismo, no Parque Getúlio Vargas.

Palestra de Renata Bonotto no seminário "O Transtorno do Espectro Autista: Uma Visão Transversal", em Guaíba
Treino Azul em Canoas com a Equipe de Corrida Tauro Bononiro
Um de nossos eventos mais importantes do ano ainda estava por vir: no dia 03 de abril nos reunimos no Parque da Redenção, em Porto Alegre, para uma série de atividades pelo Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Logo cedo pela manhã, Luciana Bridi apresentou a minipalestra “Aspectos básicos do uso de medicação no TEA”, Em seguida, foi a vez de Renata Bonotto ministrar para pais, familiares e interessados a minipalestra "Comunicar para desenvolver". O desembargador federal do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) Fabiano Beserra e a representante da FADERS Clarissa Belesa encerraram as minipalestras falando sobre inclusão no trabalho e o novo grupo de apoio da FADERS às famílias de pessoas com autismo.

Luciana Bridi nas mini palestras do Dia A
Durante o evento, nossas voluntárias, parceiros e membros do IA&V conversaram com famílias de pessoas com autismo para esclarecer dúvidas pessoais e trocar experiências. A recreação para as crianças ficou por conta do projeto Canguru Travesso, que tem como objetivo de promover encontros em locais públicos com atividades simples e prazerosas envolvendo crianças de todas as idades. A diversão no Dia A em Porto Alegre também contou com a Cia. Lúdica e o grupo Folia do Coração, que durante o evento e a Caminhada Azul animaram a todas e todos com seu bom humor e brincadeiras. Além disso, o projeto Conte Mais ofereceu a contação de histórias para as crianças presentes no Dia A. Ainda no domingo (03/04), o Autismo & Vida teve a alegria de ver os jogadores do Grêmio entrarem em campo com uma faixa alusiva ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

Caminhada Azul pela Redenção
No sábado seguinte (09/04), mais eventos marcantes para o Autismo & Vida: realizamos pela primeira vez o Dia A e a Caminhada Azul nas cidades de Canoas e Viamão. Em ambos os municípios, os eventos tiveram participação da comunidade e apoio das prefeituras. Tivemos também recreação para as crianças em Canoas graças ao Projeto Memória Livre. Na noite do mesmo sábado, ainda nos encantamos novamente com a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e a 1ª Serenata Sinfônica da dedicada ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A apresentação da OSPA aconteceu no Parque Moinhos de Vento, em Porto Alegre.

Nossa 1ª Caminhada Azul em Canoas
Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, e para encerrar as atividades da Semana Estadual do Autismo, a reunião de abril do Autismo & Vida, ministrada pela Integrante do Comitê Científico do IA&V Vivian Missaglia, abordou informações básicas e essenciais sobre autismo, além de promover conhecimento das características e compreensão do comportamento de pessoas com autismo. O encontro foi no dia 16 de abril, às 14h, na AMRIGS. E para encerrar o mês, nossa Diretora-Presidente Marilene Symanski apresentou no dia 27 uma palestra para professores, equipe de orientação e monitores do Colégio Marista, em Viamão, sobre comportamento e manejo no autismo.   

Serenata Sinfônica da OSPA dedicada ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo
Agradecemos de todo coração às pessoas e entidades que participaram e contribuíram de alguma forma para que esses dias fossem tão marcantes para o Autismo & Vida e toda sociedade gaúcha. Nossa luta pela conscientização sobre o autismo continua, acompanhe pelo nosso site a programação de eventos e encontros mensais para pais, familiares e colaboradores do IA&V. Até a próxima!



Nenhum comentário:

Postar um comentário