23/06/2016

Reunião de Pais, Familiares e Colaboradores | 02/07/2016 | Inclusão Escolar: da política educacional vigente à Lei Brasileira de Inclusão

A reunião do mês de julho, a ser realizada no dia 02, coloca em pauta o tema da Inclusão Escolar. Nesse momento, nosso objetivo principal será discutir em termos práticos como as instituições de ensino devem estar organizadas conforme preconiza a política educacional no Brasil. As seguintes questões serão abordadas:
  • Sistema inclusivo - de onde vem essa ideia;
  • Como a escola deve se organizar conforme a política educacional vigente;
  • Pode haver diferenças entre a escola pública e a particular?;
  • Educação Especial e Atendimento Educacional Especializado: como se articulam;
  • Lei Brasileira de Inclusão.
As informações apresentadas no encontro resultam de um estudo abrangente da legislação vigente no Brasil no campo educacional sobre a Inclusão Escolar, em geral, e sobre a inclusão de estudantes com autismo, em particular, empreendido pela sócia e atual diretora-executiva do Instituto Autismo & Vida, Renata Costa de Sá Bonotto.

O público-alvo são todas as pessoas envolvidas com a educação de pessoas com autismo: pais, familiares, colaboradores, terapeutas, professores e demais membros da comunidade escolar e interessados no tema.

Renata Costa de Sá Bonotto é licenciada em Letras-Inglês. Especialista em Educação a Distância. Mestre em Estudos da Linguagem e Doutoranda em Informática na Educação. Participa do Grupo de Pesquisa TEIAS (Tecnologia em Educação para Inclusão e Aprendizagem em Sociedade) no âmbito do Projeto SCALA (Sistema de Comunicação Alternativa para o Letramento de Pessoas com Autismo) na UFRGS. Enquanto Diretora Executiva na gestão 2013-2015 e 2015-2017
do Instituto Autismo & Vida (IA&V), atua no apoio às famílias, na difusão de conhecimento e na defesa dos direitos das pessoas com autismo. Integra também a Rede Gaúcha Pró-Autismo e é coordenadora na região sul da ABRAÇA  (Associação Brasieira para Ação por Direitos das Pessoas com Autismo). É mãe de Vinícius. 9 anos, que tem autismo.

O evento é gratuito e não precisa de inscrição prévia: basta chegar e participar!

Evento gratuito
Data: 02 de julho de 2016, das 14h às 17h
Local: AMRIGS - Avenida Ipiranga, 5311, Porto Alegre (RS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário