24/03/2017

2 de abril | Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo | Programação Autismo & Vida 2017

O autismo é um transtorno do desenvolvimento; estima-se que atinja pelo menos dois milhões de brasileiros. O desenvolvimento é atípico, assim como o processamento das informações, com alterações sensoriais, como dificuldade em suportar aglomerações ou barulhos e na interação social.

Se o comportamento de uma pessoa com autismo lhe causar estranheza, saiba que não é birra ou falta de educação, vontade de chamar a atenção, falta de carinho ou frieza da mãe: o autismo é orgânico, embora os cientistas ainda não possam definir sua(s) causa(s). Cada pessoa com autismo é única: muitos podem ter uma dificuldade enorme para aprender, enquanto outros tem inteligência acima da média.

A inclusão social da pessoa com autismo e sua família depende também de sua atitude: não há rampas, óculos, linguagem especial que possam fazer isso de forma mágica. Precisamos entender que todos somos diferentes, e que ao respeitar essas diferenças, teremos um mundo melhor.

Diferente é o mundo que queremos!

Criado pela ONU, o 2 de abril é marcado como o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo para que as cerca de 70 milhões de pessoas com autismo no mundo possam viver sem o olhar constante do preconceito por falta de informação.

O Autismo & Vida, instituição de Porto Alegre atuante no Rio Grande do Sul, desde 2011 organiza um evento especial para esta data. Em 2017, as atividades gratuitas alusivas ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo serão realizadas no dia 2 de abril, no Parque da Redenção (Porto Alegre), das 9h às 13h.

No domingo, a equipe de voluntários do Autismo & Vida estará reunida na Redenção para que toda a comunidade possa informar-se melhor e dividir experiências sobre o autismo. Serão desenvolvidas minipalestras de conscientização sobre o Autismo e atividades inclusivas para as crianças durante o evento. A concentração da Caminhada Azul está programada para iniciar às 11h. Clique aqui para ver fotos do Dia A no ano passado.

Programação Dia A

9h – Início das atividades recreativas com as crianças

9h - Palestra "Compreendendo o autismo", com Renata Bonotto

9h30min - Palestra "Inclusão Escolar", com Renata Bonotto

10h - Palestra "Estratégias de regulação emocional no Autismo", com Claudia Zirbes

10h – Hora do conto

10h30min - Palestra "Autismo e medicação: algumas noções", com Luciana Bridi

11h – Concentração para a Caminhada Azul

11h20min – Início da Caminhada Azul

12h30min – Conversa e acolhimento aos novos sócios

13h – Encerramento das atividades

7ª Edição Dia A
Data: 02 de abril de 2017, das 9h às 13h
Local: Parque Farroupilha - Redenção (Av. José Bonifácio quase esquina com Rua Vieira de Castro - Bairro Farroupilha - Porto Alegre/RS)
Evento gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário