08/04/2011

Palestra orienta professores sobre a Síndrome do Autismo

Professores da Rede Municipal de Ensino participaram de uma palestra, na noite do dia 30 de março que abordou a Síndrome do Autismo e suas principais características. O palestrante, Airto Madalozzo, membro do Movimento Autismo & Vida, é pai de uma menina autista que trabalha divulgando a doença pelo Brasil. Durante o encontro, ele destacou que quanto mais cedo o problema for identificado, melhor será para o desenvolvimento da criança. “A informação é importante para combater a discriminação”, disse.

O secretário municipal de Educação e Cultura (SMEC), Renato Kranz destacou os trabalhos de inclusão desses alunos no município. A E.E.E.F. Manoel de Souza Moraes já está trabalhando nesta questão. “Temos que entender esta síndrome e facilitar os trabalhos dos professores, levando o aluno a ter uma melhor qualidade de vida”, afirmou.

O que é o Autismo?

É um transtorno do desenvolvimento que atinge pessoas de qualquer classe social, raça ou cor. O autismo tem diferentes formas de se manifestar. Por isso, cada pessoa com autismo é única.

O transtorno tem início na infância e afeta a comunicação, a interação social e o comportamento. O diagnóstico precoce é importante para que o tratamento possa ser iniciado o mais cedo possível.

Algumas características da pessoa portadora de autismo:

* Não aponta para objetos ou pessoas;

* Age como se fosse surda;

* Não olha para objetos apontados por outra pessoa;

* Evita o contato visual e prefere ficar sozinha;

* O interesse pelos brinquedos consiste em alinhá-los, não utilizando com a finalidade a que se destina;

* Usa o adulto como ferramenta;

* Procura estimulações sensoriais tais como ranger os dentes, esfregar e arranhar superfícies, fitar fixamente detalhes visuais, olhar mãos em movimento ou objetos com movimentos circulares;

* Bate palmas, anda nas pontas dos pés, balança a cabeça, gira em torno de si mesma, bate a cabeça na parede ou chão, emite sons estranhos;

* Nos jogos: ausência de fantasia, imaginação ou jogos de representação;

* Linguagem limitada ou ausente, ecolalia, repetição de assuntos, inversão pronominal;

* Gritos, risos e sorrisos inapropriados;

* Resistência às mudanças no ambiente de nas rotinas.



Fonte: Jornal O Progresso Online

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