18/06/2011

Artigo: Dia do Orgulho Autista – 18 de Junho

                                                       ORGULHO AUTISTA?

Por Fausta Cristina de Pádua Reis

A primeira vez que ouvi a expressão Orgulho Autista achei muito estranha. A primeira coisa que pensei foi sobre a real possibilidade de alguém sentir-se orgulhoso por ter Autismo ou ter orgulho por alguma pessoa querida ter a síndrome. Foi necessário que eu saísse do racional para pensar que o Autismo pode representar muito mais do que uma síndrome ou um transtorno na vida de alguém.

O Autismo hoje em dia se tornou uma causa pela qual eu luto, uma causa que considero muito nobre e da qual me orgulho, com certeza. São pessoas, familiares, profissionais, organizações, associações que buscam incessantemente a promoção da qualidade de vida da pessoa com autismo.

Sim, tenho orgulho de ser uma pessoa muito melhor desde que o Autismo invadiu a minha vida, mudou minhas referências e derrubou antigos paradigmas. Tenho orgulho em finalmente entender que as pessoas são diferentes, que não existe ninguém normal e que só teremos um mundo realmente melhor quando aprendermos a tolerar e aceitar verdadeiramente as diferenças.

Tendo em vista que o Dia do Orgulho Autista, criado em 2005 por iniciativa do "Aspies for Freedom" * e visa a divulgar e lutar pela aceitação das pessoas com autismo, tenho orgulho em pertencer a este grupo heterogêneo e imenso espalhado pelo mundo. 


Sobretudo me orgulho da minha filha, a pessoa mais sensível que já conheci. Que me ensina a agir muito mais que falar, escutar para entender, que me ensina a interpretar rostos e me faz encontrar novas e melhoradas formas de comunicação. Tenho orgulho por vê-la superando dificuldades, derrubando barreiras e persistindo arduamente para compreender o mundo e ser aceita.

É... Orgulho Autista tem para mim muito sentido, espero que pra você também.

Fausta Cristina de Pádua Reis é integrante do Instituto Autismo & Vida, pedagoga, psicopedagoga, e mãe da Milena, uma linda garotinha com autismo que tem oito anos (http://www.mundodami.zip.net/).

*Aspies For Freedom (AFF) é um grupo de solidariedade e de campanha que visa sensibilizar a opinião pública do movimento dos direitos autismo . The term "Aspies" refers to people who have been diagnosed with Asperger syndrome , but the group also welcomes anyone on the autism spectrum . O termo "Aspies" refere-se a pessoas que foram diagnosticadas com a síndrome de Asperger , mas o grupo também se congratula com ninguém sobre o espectro do autismo – (http://en.wikipedia.org/wiki/Aspies_For_Freedom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário