28/09/2011

Autismo, vida e lei

Por Sérgio Zambiasi (publicado no Jornal Diário Gaúcho de 25 de setembro de 2011):

Esta semana, dia 22, uma entidade formada por pessoas que decidiram amar um tanto mais, trabalhar um tanto mais, conquistar um tanto mais, comemorou seu primeiro ano de lutas.

Trata-se do movimento, hoje instituto, Autismo e Vida.

Acompanhei seus primeiros passos e escrevi artigos a respeito, sempre obedecendo a orientação de pais e especialistas sobre esse complexo distúrbio, que afeta a capacidade de uma criança pensar, comunicar, interagir socialmente e aprender. A luta da família que vive o drama do autismo não é pequena.

Fiquei particularmente emocionado com a história do pequeno Josué. “No dia 26/12/2003, nasceu meu tão desejado filho, lindo, gordinho, uma gracinha’’ escreveu sua mãe, Suzana. Porém, com o passar dos meses, a família percebeu que havia algo errado em seu desenvolvimento, especialmente em relação à fala. Depois de uma peregrinação a neuros, psiquiatras e outros profissionais só em 2007 veio a tão temida resposta: autismo. “Fiquei sem chão, sem saber o que fazer. Iniciamos, então, uma caminhada em que tive de superar minhas angústias e ansiedades para não prejudicar o tratamento do meu filho. Mas valeu a pena. Com seis anos e meio, Josué balbuciou suas primeiras palavras e, agora, com 7 anos e nove meses, ele me deu o maior presente que poderia ganhar: olhou para mim e disse “MAMÃE’’.Fiquei sem palavras, muda, sem reação de tanta felicidade. Foram quase 8 anos de espera, mas, repito valeu a pena.’’

Parabéns, Suzana. Tua luta e de tantas outras mães começa a ganhar reconhecimento público.

A Assembleia gaúcha acaba de aprovar projeto do deputado Alexandre Lindenmeyer, que institui a Semana Estadual do Autismo, com o objetivo de discutir a situação do problema no Estado, e o apoio do governo.

É um passo importante na caminhada pela melhoria da qualidade de vida de pessoas tão especiais.

Um grande abraço e até segunda-feira se Deus quiser.

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário