03/10/2011

O complexo sistema de integração sensorial será o tema da reunião de pais, familiares e colaboradores de outubro

Diversos pesquisadores dos Transtornos do Espectro do Autismo em diferentes países têm apontado a Disfunção de Integração Sensorial ou Responsividade Sensório-perceptiva Atípica como uma condição determinante de diversos comportamentos inadequados das pessoas com este comprometimento.

Entender como o Processamento Sensorial ocorre e o quanto suas alterações podem afetar um indivíduo faz com que possamos compreender melhor o Autista.

Mãe de uma criança com Autismo, com forte comprometimento no Processamento Sensorial, Fausta Cristina de Pádua Reis, Sócia Fundadora do Instituto Autismo & Vida, tem estudado este assunto com interesse ao longo dos últimos oito anos, participando de cursos e lendo o que se publica a respeito. Tanto como pedagoga, como psicopedagoga, quanto como mãe, relata a importância de se considerar o desenvolvimento da pessoa na amplitude dos aspectos que a estruturam. O motor, o psicológico, o relacional precisam ser pensados e entendidos como partes de um complexo processo que possibilitam ao indivíduo seu desenvolvimento pleno.

No caso específico dos Transtornos do Espectro do Autismo, considerar as falhas de qualquer uma destas áreas possibilita uma abordagem mais assertiva na tentativa de minimizar os comprometimentos e auxiliar estes indivíduos na superação de suas dificuldades.

É com o objetivo de conversar sobre o complexo Sistema de Integração Sensorial, trocando idéias, respondendo a perguntas, ouvindo relatos, que o Instituto Autismo & Vida promove no próximo sábado, dia 08 de outubro, na sede da AMRIGS, uma roda de conversa sobre este tema.

Esperamos contar com a presença dos pais, familiares, professores e cuidadores das pessoas com Autismo de Porto Alegre e Região.

O evento é gratuito e não é necessário inscrever-se previamente, é só aparecer!


Reunião de Pais, Familiares e Colaboradores do Instituto Autismo & Vida
Data: 08/10/2011 (sábado)
Horário: 14h às 17h
Local: AMRIGS, Av. Ipiranga nº 5311 - Porto Alegre/RS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário