24/10/2011

Transformando dor em luta

Por Sérgio Zambiasi (publicado no Jornal Diário Gaúcho de 24 de outubro de 2011):

Seguidamente procuro abordar a questão da luta das famílias que vivem o drama de ter um filho autista. O enfrentamento dos desafios, o reequilíbrio emocional e a escolha dos tratamentos e seus custos leva grupos de pais a reunirem-se e fortalecerem-se por meio de associações e ONGs como, por exemplo, o Instituto Autismo e Vida. Sobre o assunto, recebi um interessante texto da amiga Fausta Cristina, que é mãe e uma militante da causa: “Durante nove meses, dia após dia, a gestante sonha, respira e alimenta-se de esperança. Nenhuma mãe concebe a ideia de que está gerando um ser que apresente problemas de saúde ou de caráter.

O filho esperado é sempre sinônimo de expectativa de uma pessoa bem-sucedida e feliz. Por isso, a notícia de que aquele sonho tão desejado não irá se concretizar pode representar a abertura de um abismo. E a dor da perda do filho idealizado precisa ser compreendida em toda a sua dimensão. É quando os pais precisam de apoio para se reestruturar. É então que surge a força das associações de pais e o trabalho voluntário destes familiares, fomentando pesquisas, pressionando o poder público a criar leis para melhorar o atendimento.

Doam de si além da conta, transformam dor em ação, nos mostrando o caminho da superação e, assim, mudam um paradigma social ainda baseado no preconceito e na exclusão”. A força dessa mãe é uma mostra da batalha de pais obstinados, que não desistem. Graças a eles, os deputados aprovaram projeto de lei que institui a Semana Estadual do Autismo, a ser instalada pela primeira vez, em abril de 2012.

Parabéns a todos e até amanhã, se Deus quiser.

Fonte:








A íntegra do artigo referido por Sérgio Zambiasi na matéria acima, de autoria da Sócia Fundadora Fausta Cristina P. Reis, pode ser visualizada aqui neste blog, clicando AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário