04/11/2011

Seminário sobre Autismo na Assembleia aborda necessidade de criação de centros especializados de tratamento


Na tarde desta sexta-feira (4), o Plenário 20 de Setembro da Assembleia Legislativa do Estado recebeu o Seminário Estadual sobre Autismo, em evento promovido pelo Deputado Alexandre Lindenmeyer e assessoria, em parceria com a Assembleia Legislativa, Senado e a Câmara Federal. O evento, que faz parte do programa Destinos e Ações para o Rio Grande, teve a participação de diversas entidades, entre as quais o Instituto Autismo & Vida.

Segundo o Deputado Alexandre Lindenmeyer, “o Seminário debateu uma questão que diz respeito não apenas aos autistas e seus familiares, mas a toda a sociedade, num esforço para desmistificar o tema, afastando preconceitos e segregações, e estimulando a cidadania”.


Abertura do evento reuniu deputados, representantes do MP e da Secretaria dos Direitos Humanos (Foto: Marco Couto AL/RS).


O Seminário foi realizado em duas rodadas de debates. Na primeira, direcionou-se às pesquisas, no que exatamente tem sido feito no Estado em prol da pessoas com autismo. Na segunda rodada, a pauta foi sobre atendimento, educação e desenvolvimento.

Dentre as conclusões do Seminário, destacam-se a necessidade prememente de capacitação de profissionais e a criação de um centro multidisplinar com recursos públicos, de modo a viabilizar tratamento adequado aos Autistas e, assim, potencializar todas suas capacidades em desenvolvimento.

O direito à saúde é um dever do Estado, mas  a discussão por melhores condições no sistema público de saúde envolve a participação coletiva dos cidadãos e da sociedade civil organizada, as ONGs. Nós, enquanto organização não-governamental,queremos a partir de agora, no debate democrático, estabelecer com as autoridades políticas e junto aos Poderes Legislativo e Executivo Estadual - e também no âmbito municipal - um contato estreitado a fim de que políticas públicas se implementem de fato aos Autistas do Estado do Rio Grande do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário