17/03/2012

Release para a Imprensa - 2ª Edição do Dia Mundial de Conscientização do Autismo em Porto Alegre/RS

Porto Alegre ganha a 2ª Edição do Dia Mundial de Conscientização do Autismo

A data escolhida pela ONU, 2 de abril, tem o objetivo de possibilitar ações pelo mundo a fim de diminuir o preconceito, a intolerância, a aceitação quanto à diferença e a inclusão das pessoas com a deficiência.
A ONU estima que existam cerca de 2 milhões de pessoas com o transtorno no Brasil e 70 milhões no mundo.


O autismo é um distúrbio global do desenvolvimento que se manifesta na infância, normalmente até os 3 anos de idade, e afeta as habilidades da comunicação, comportamento e interação social, podendo se manifestar de diferentes formas, sem distinção de classe social, raça ou cor.  Um dos grandes objetivos da data marcada pela ONU é chamar a atenção da sociedade acerca do transtorno do Autismo que, segundo dados estatísticos oficiais dos Estados Unidos da América, acaba por atingir quase 1% da população norte-americana, sendo mais comum que o diabetes e o câncer infantil juntos.

Não há pesquisas em âmbito nacional acerca do número de casos de autismo, estimando a ONU que existam cerca de 2 milhões de pessoas com o transtorno no Brasil e 70 milhões no mundo.

Em Porto Alegre, 2ª edição do evento acontecerá a partir do dia 1° de abril, domingo, junto ao Parque da Redenção. A partir das 9h da manhã, haverá a montagem de tendas no parque para repassar informações, bem como proporcionar recreação às crianças, tudo com o objetivo de angariar apoio e produzir conscientização da sociedade em face da causa do Autismo.

A partir das 11h30min, acontecerá uma caminhada organizada de conscientização, com início no Monumento ao Expedicionário, junto ao Brique da Redenção, onde as pessoas poderão vir com roupas na cor azul, cor alusiva ao autismo. No dia 2 de abril, os principais símbolos da cidade serão iluminados pela cor azul, alusiva ao autismo.

A manifestação também tem o objetivo de chamar a atenção dos governantes de um modo geral, nos âmbitos municipais e estadual, a fim de que possam ser implementadas políticas de estado sérias e efetivas às pessoas com o transtorno do autismo e, em consequência, dar-lhes condições de vida compatível com a dignidade e com os direitos humanos - a exemplo de qualquer cidadão brasileiro, com deficiência ou não -, notadamente no que se refere à saúde pública (com a capacitação de médicos a fim de que possa ser diagnosticado o autismo o mais precocemente possível, bem como a possibilidade do tratamento das pessoas com autismo de modo multidisciplinar, com profissionais de várias áreas da saúde e educacional).

Outros eventos serão realizados ao longo da primeira semana de abril. Abaixo, a programação completa:

01 de abril


9h -  Evento do Brique da Redenção (Tendas, recreação infantil, distribuição de balões, cataventos e panfletos informativos, entre outras atividades)

11h30min - Caminhada alusiva ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo
02 de abril

20h - Pocket Show na Usina do Gasômetro em homenagem ao "Dia Mundial de Conscientização do Autismo", com a participação das Bandas "Papas da Língua" e "Chimarruts" e da dupla sertaneja "Edu e Renan". Abertura com a Banda "Ilusão de Ótica". Entrada Franca.

03 de abril

17h - Palestra com Dr. Carlos Gadia, intitulada "Autismo: Como chegamos até aqui e para onde vamos", na Assembleia Legislativa do RS, iniciativa do Deputado Alexandre Lindenmeyer.

20h30min - Concerto da OSPA em homenagem ao "Dia Mundial de Conscientização do Autismo", no Salão de Atos da UFRGS.

04 de abril

22h - Jogadores do Sport Club Internacional entrarão com faixa alusiva ao "Dia Mundial de Conscientização do Autismo", em jogo contra o Santos FC, no Gigante da Beira-Rio.


Será uma oportunidade para pais, familiares, amigos, profissionais, estudantes e demais interessados se unirem pela causa do Autismo.


Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail contato@autismoevida.org.br, no site http://www.autismoevida.org.br/ ou por meio do telefone 9335-4053.



Nenhum comentário:

Postar um comentário