26/04/2012

Conquista: Atleta com Síndrome de Asperger completa travessia em Itapema, SC

Praia de Itapema/SC
Praia de Itapema, SC
O Instituto Autismo & Vida tem grande satisfação em divulgar a conquista do atleta Renato Brum, que possui Síndrome de Asperger e, na categoria “Amigos Especiais”, completou a prova de natação de 1500m, na VI Travessia de Itapema, promovida pelo Circuito Mercosul de Travessias, em 21 de abril de 2012, em Itapema, SC.





  

Orgulhosos de sua conquista, Renato, queremos parabenizá-lo pela dedicação que você tem empenhado para atingir seus objetivos.



Abaixo, texto escrito pela mãe de Renato - Flavia Borba -  sobre sua trajetória.

Para o Grupo Autismo  e Vida:    

Quando recebemos o troféu de primeiro no Ranking na Categoria "Amigos Especiais", olhei para trás para ver o longo caminho que percorremos, Eu, Flavia Borba, e meu Marido, Ruy, que nunca duvidamos do nosso compromisso e tínhamos um garoto especial  e fantástico nas mãos; podemos dizer que  é fantástico olhar e ver a caminhada firme, não sabemos onde vai dar, mas acreditamos nela.

Não pude deixar de resgatar este texto abaixo que foi a abertura desta história que fez um trabalho muito bonito de divulgar o Autismo entre as pessoas, gerando curiosidade para as diferentes formas em que pode se manifestar. 

O Renato é Síndrome de Asperger, não tem problema com a fala, mas cada autista é diferente, uns demoram mais que outros a descobrirem o nosso mundo, alguns, como a Temple Grandin, levam 8 ou 9 anos para despertar e só despertam porque alguém não desiste deles, mas - como hoje o mundo agradece aos pais da Temple Grandin pelo Progresso no Campo -, amanhã nós agradeceremos aos pais dos milhares de Autistas que estarão no mercado de trabalho mostrando para nós o que a gente não vê.
 
Parabéns a Vocês pela idéia de reunir a todos para que a gente possa um ajudar ao outro, mostrando o que já conseguimos.

O texto do primeiro ano que o Renato ganhou está em http://tatatravessias.blogspot.com.br/2012/04/xiii-circuito-mercosul-de-travessias.html

Abração para todos vocês
Flavia Borba
 

Um comentário: