06/04/2012

Dia Mundial de Conscientização do Autismo - 2012

Dia Mundial de Conscientização do Autismo
2ª Edição em Porto Alegre
Instituto Autismo & Vida

Há muitos momentos em que o ser humano revela sua capacidadede doar de si para o bem geral. Quando isso acontece é como se todas as possibilidades de um mundo melhor se tornassem viáveis e assumimos a postura confiante de que a vida é muito mais do que estampam as manchetes dos jornais.

A Semana de Conscientização do Autismo promovida pelo Instituto Autismo & Vida articulou vários e diferentes setores da nossa sociedade, conseguiu engajar pessoas, associações, escolas, empresas, além do setor governamental nos níveis legislativo e executivo. Todos se uniram em torno de uma causa única que representa o interesse de quase 1% da população deste país: as pessoas afetadas pelo Autismo.


Todos se uniram para que casos como os do pequeno "M.",  7 anos, não se repitam: “- Eu fui a seis diferentes médicos e ninguém me disse que era Autismo, minha família sempre dizia que eu não sabia educar, enquanto minha culpa crescia meu filho piorava e a única medida que eu tomei foi amá-lo cada vez mais e me dedicar a ele a cada dia, até que recebi de uma amiga um folder do Instituto, achei meu filho ali naquelas palavras e agora o diagnóstico de Autismo veio. Pelo menos sei contra quem estou lutando e o que preciso fazer”, relatou a mãe de "M".
 

Foram ao todo 6 eventos, tendas com atrações, informações, cadastramento e panfletagem no Parque da Redenção, caminhada no mesmo local, show na Usina do Gasômetro, concerto da OSPA, faixa no jogo do Inter X Santos, além de uma palestra com um dos grandes nomes do Autismo em nível mundial, Dr. Carlos Gadia. Além disso, foram promovidas, diretamente com a participação do Instituto, palestras em Montenegro, Passo Fundo, Viamão, Cachoeirinha, e mais entrevistas em rádio e televisão, sessões nas Câmaras de Vereadores de Canoas, Montenegro, Porto Alegre e Viamão, iluminação de monumentos, matérias em jornais e internet, além de campanha publicitária veiculada em 15 outdoors distribuídos pela Cidade de Porto Alegre.



           

Não conseguiremos dimensionar a abrangência dessas ações, muito menos seu impacto, mas temos certeza de que muitas pessoas souberam pela primeira vez que o Autismo está entre nós e que não se trata de uma síndrome de rara ocorrência. Justamente por ser tão comum, necessita que todos saibam que pessoas com comportamentos que fogem ao padrão, os quais definimos como "normal", podem ser Autistas e que elas só precisam ser vistas na totalidade de suas dificuldades e também de seu potencial.

Esta semana vai se aproximando do fim e nós do Instituto Autismo & Vida só podemos agradecer a todos que se envolveram nesta grande causa. O interesse que nos moveu foi unicamente melhorar a vida de quem  tem Autismo, mas conseguimos evidenciar também a solidariedade e a bondade de muitos corações.

Renovados por este sentimento de crença nos valores positivos que todos possuímos, sabemos que um amanhã melhor há de vir. Afinal de contas: Diferente é o mundo que queremos!


Fotos: Carolina Peixoto, Fernanda Ferreira, Juliana Spitaliere e Katia Espíndola.

Confira todas as fotos do evento clicando AQUI.



Nenhum comentário:

Postar um comentário