30/05/2012

"Direito, Cidadania e Pessoas com Deficiência" será o tema da Reunião de Pais, Familiares e Colaboradores de Junho

Reunião de Pais e Familiares,
sábado 09/06, na AMRIGS,
Porto Alegre/RS.




No próximo dia 09 de junho, o Instituto Autismo & Vida estará realizando sua 12ª Reunião Mensal de Pais, Familiares e Colaboradores. Contando com o esforço e a dedicação de seus colaboradores, o Instituto se orgulha de ter conseguido manter - ao longo desse ano - um projeto que objetiva - acima de tudo - aproximar as famílias e proporcionar apoio e conhecimento àqueles que lutam pela melhora da qualidade de vida dos nossos autistas.

Queremos agradecer, enormemente, a todos os pais, familiares e colaboradores que nos acompanharam nessa caminhada pela participação sempre efetiva, colaborativa e compreensiva em nossas reuniões, tornando esses encontros momentos de troca e apoio em relação aos desafios que vivenciamos ao lado de nossos filhos, entes queridos, pacientes ou alunos.

Enfim, estamos muito felizes por termos chegado até aqui e queremos compartilhar essa alegria com todos aqueles que estão, de alguma forma, contribuindo para que a vida das nossas crianças, jovens e adultos com autismo possa ser cada vez mais saudável, plena e feliz!

Nesse clima de alegria e celebração, o Instituto Autismo & Vida estará promovendo, no sábado 9 de junho, a palestra Direito, Cidadania e Pessoas com Deficiência, a ser proferida pelo convidado Alexandre José da Silva, Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais–Direito, Ex-Advogado, servidor do Ministério Público Estadual no cargo de Assistente de Promotoria de Justiça.

O objetivo do encontro é construir e multiplicar um conhecimento básico sobre os principais direitos das pessoas com deficiência, com fundamento na Constituição Federal de 1988. Também apontar as instituições legitimadas para defesa desses direitos perante o Poder Judiciário e estudar casos reais resolvidos pelos Tribunais. Por fim, apresentar sugestões e reflexões para diminuir o abismo existente entre a letra da lei e a realidade das pessoas com deficiência.


Programa da Palestra: 
Introdução ao Direito
Constituição Federal de 1988
Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU
Legislação infraconstitucional aplicada às pessoas com deficiência: Saúde, Educação, Trabalho, Assistência Social, Acessibilidade, Casas Lares, etc.
Instituições para defesa dos direitos das pessoas com deficiência em Juízo: Ministério Público, Defensoria Pública e Associações Civis
Estudo de casos reais resolvidos perante o Poder Judiciário (Medicamentos, Exames e Cirurgias)
Principais dificuldades encontradas por familiares de pessoas com autismo
Desafios e Reflexões
 
Esperamos contar com a presença dos pais, familiares, professores e cuidadores das pessoas com Autismo de Porto Alegre e Região.
 
O encontro é gratuito e não é necessário inscrever-se previamente, é só aparecer!

Reunião de Pais, Familiares e Colaboradores do Instituto Autismo & Vida
Data:  09/06/2012 (sábado)
Horário: 14h às 17h
Local: AMRIGS, Av. Ipiranga nº 5311 - Porto Alegre/RS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário