18/06/2012

18 de Junho - Dia do Orgulho Autista


Para marcar o “Dia do Orgulho Autista”, o Instituto Autismo & Vida contactou com o pai de autista Nilton Salvador, que é autor dos livros Vida de Autista; Autismo - Deslizando nas Ondas; Deficiência ou Eficiência; Vivências Autísticas; Vivo e Imortal - Ensinando a Aprender; Adoção - O Parto do Coração, e criador do blog autismovivenciasautisticas.blogspot.com, a fim de escrevesse algumas palavras para essa data tão especial. 

Nilton, com grande honra publicamos – abaixo - o belo texto recebido, agradecendo enormemente a tua prontidão em atender ao nosso pedido.

Instituto Autismo & Vida
 
18 DE JUNHO
DIA DO ORGULHO AUTISTA

Por Nilton Salvador
 
 "Muitas minorias e culturas têm um dia especial com que se identificar e celebrar suas diferenças. Agora, adultos e crianças no espectro autista têm seu próprio dia.”
  O Dia do Orgulho Autista é celebrado globalmente em 18 de junho.
  Adultos autistas e com a síndrome de Asperger, crianças e suas famílias podem usar o dia para celebrar suas diferenças - muitos planejam um piquenique com os parentes, sair para uma caminhada, ou distribuir panfletos com informações para ensinar as pessoas sobre o autismo e aumentar a consciência sobre o tema.
  Simples atividades podem parecer à norma para alguns. Entretanto, crianças e adultos autistas podem sofrer de baixa autoestima na sociedade, uma vez que diferenças óbvias tais como abanar as mãos e a autoestimulação podem criar estranheza e atitudes negativas no público em geral.
O Dia do Orgulho Autista dá uma chance de mostrar o lado positivo das diferenças neurológicas.
O tema é "Aceitação, não Cura" ("Acceptance not Cure").
A cada ano, se espera que a celebração aumente e assim cresça em popularidade. Aprofundando meditações nos esboços de família, nas mais modernas técnicas de psicologia, ou nas conquistas de experiências contra os técnicos de formação cartesiana ou os eticamente falsos, aproveitadores da fraqueza dos inexperientes levados pelo desespero da ignorância científica, ainda pensamos que nada pode ser mais forte que o amor, esta incomparável célula inerente ao ser humano para se atingir a concretização de sonhos e cura para grandes males.
Para auxiliar a quem quer que esteja enfrentando ou queira enfrentar esta síndrome, hoje com status adquirido, quando se apresenta um autista, muita gente já não demonstra espanto ou dispensa curiosidade, pois a mídia se encarregou de popularizar o Autismo, dando-lhe inclusive cunho de lirismo, que chegamos a um ponto de estarrecidos constatarmos interessados a ser portador dela, tamanha a beleza plástica com que muitas vezes é apresentada.
Discutida, como tentativa de minimizá-la, quase nunca.
Nas inúmeras tentativas onde foi colocado em prática o trabalho devocional e mental em prol do autista, pais e interessados, colaboradores e todos os adjacentes, chegam a tornar-se cooperadores conscientes de cada fragmento de progresso conseguido com um deles.
Um filho autista pode representar o quinhão de recompensa para continuar trabalhando por um mesmo ideal.
Na maioria das vezes imitamos um modelo original, mesmo que ele não fosse daqueles que tiveram o privilégio de fazer o "primeiro contato". Somos profundamente gratos, quando vimos que reconhecendo e assumindo nossas obrigações, os autistas estão assumindo um processo significativo de renovação, onde entusiasmo e persistência no trabalho são fundamentais, pois os pais se sentem cheios de júbilo ao verem seus filhos desenvolverem a beleza dos esforços projetados para eles, amadurecendo dons e predicados, privilégio que só o desabrochar de uma flor pode significar.
 De maneira abrangente, você que nos lê, tenha uma visão interativa e faça sua parte pelo autista, pois o objetivo de um gesto como este é estabelecer a solidariedade, que é a base da fraternidade.

*Nilton Salvador
É escritor amador, autor dos livros:
Vida de Autista; Autismo - Deslizando nas Ondas; Deficiência ou Eficiência; Vivências Autísticas
Vivo e Imortal - Ensinando a Aprender; Adoção - O Parto do Coração.
Blog:
Email:


Nenhum comentário:

Postar um comentário