12/07/2012

"Autismo - Entendendo um pouco mais os comportamentos desafiadores" será o tema da Reunião de Pais, Familiares e Colaboradores de Julho

Próxima reunião, dia 14/07, na AMRIGS.
Na próxima Reunião Mensal de Familiares e Colaboradores, que ocorrerá no dia 14 de julho, o Instituto Autismo & Vida estará promovendo a palestra “Autismo - Entendendo um pouco mais os comportamentos desafiadores", a ser proferida pela Pedagoga e Psicopedagoga Fausta Cristina de Pádua Reis, Diretora Executiva da entidade.
 
O Espectro do Autismo reúne diversos graus de comprometimento de uma síndrome que se caracteriza por ser um Transtorno do Desenvolvimento Infantil. Entender quais áreas deste desenvolvimento estão comprometidas e como estas alterações afetam o indivíduo em suas posturas diante da vida, é extremamente útil para quem convive com estas pessoas. Diante da complexidade de uma síndrome que ainda instiga a medicina e exige medidas específicas da educação, o caminho de enfrentamento é apenas um: o da informação. Quanto mais pais, cuidadores e profissionais souberem sobre as dificuldades inerentes ao Autismo, mais poderão construir estratégias para auxiliar no enfrentamento deste enorme desafio.


A Reunião contará, também, com a participação do Procurador do Trabalho Fabiano Holz Beserra, integrante do Ministério Público do Trabalho, que estará apresentando ao público presente o projeto que vem sendo construído, em conjunto com o SENAC e empresas parceiras, de um curso de aprendizagem para pessoas com deficiência intelectual inseridas no espectro autista.


contrato de aprendizagem
Vale esclarecer que o contrato de aprendizagem é o contrato de trabalho especial, ajustado por escrito e por prazo determinado não superior a dois anos, em que o empregador se compromete a assegurar ao aprendiz, inscrito em programa de aprendizagem, formação técnico-profissional metódica compatível com o seu desenvolvimento físico, moral e psicológico, e o aprendiz se compromete a executar com zelo e diligência as tarefas necessárias a essa formação.

A respeito, salienta Fabiano "Será uma grande satisfação expor nosso projeto de curso e colher a contribuição dos apoiadores do Autismo e Vida"

O encontro é gratuito e não é necessário inscrever-se previamente, é só aparecer! 

Reunião de Pais, Familiares e Colaboradores do Instituto Autismo & Vida
Data:  14/07/2012 (sábado)
Horário: 14h às 17h
Local: AMRIGS, Av. Ipiranga nº 5311 - Porto Alegre/RS.

2 comentários:

  1. Oi!
    Vou divulgar no face!
    Um grande abraço
    Ana Cristina

    ResponderExcluir
  2. Adorei a idéia e para quem pode viajar para Montevidéo na semana que vem poderá assistir a Dra Temple Grandin que fará uma palestra.

    Aproveito para comunicar a vocês que a Dra Temple Granding estará em Montevideo. Minha dica é não deixar de conhecer e ouvir esta Senhora que é autista, dignosticada como grave durante o seu tempo e graças a sua família hoje podemos desfrutar de seu talento e da sua história.

    Dra. Temple Grandin:
    “Una experiencia de vida”
    Jueves 12 de Julio de 2012
    De 9:00 a 11:00 horas
    Salón Azul, Dr. Aquiles Lanza Piso 1 ½
    Intendencia Municipal de Montevideo
    Entrada gratuita

    Até dia 14
    Flavia Borba

    ResponderExcluir