06/11/2012

Andamento do Projeto "Curso de Aprendizagem" para pessoas com autismo (contrato de trabalho especial).

O SENAC-RS, em parceria como o Ministério Público do Trabalho e a Superintendência do Trabalho e Emprego no RS, vem desenvolvendo ações para concretizar o projeto de formatação do “Curso de Aprendizagem” para pessoas com autismo (contrato de trabalho especial).

No mês de outubro, a pedagoga e psicopedagoga Fausta Cristina de Pádua Reis, Diretora Executiva do Instituto Autismo & Vida, realizou palestra inicial para a capacitação dos professores do SENAC (fotos abaixo). A referida capacitação, necessária para a elaboração do projeto, será promovida pela FADERS, durante este mês de novembro.

Sobre o projeto:

Na Reunião Mensal de Pais, Familiares e Colaboradores do Instituto Autismo & Vida de julho deste ano, foi apresentado ao público presente o projeto que o Ministério Público do Trabalho no RS vem construindo, em conjunto com o SENAC e empresas parceiras, de um curso de aprendizagem para pessoas com deficiência intelectual inseridas no espectro do autismo (contrato de trabalho especial). 

A iniciativa - pioneira no País - objetiva a inserção da pessoa que possui autismo no mercado de trabalho. A respeito, vale esclarecer que trata-se de um contrato de trabalho especial, do qual enfatiza-se os seguintes aspectos: - independente da idade, a pessoa com deficiência é considerada como “aprendiz”; - desde o início do curso, o aprendiz tem carteira assinada e é encaminhado diretamente para um emprego formal em uma empresa sensibilizada; - não há perda (prejuízo) do benefício de prestação continuada, pago pelo INSS.

O Procurador do Trabalho Fabiano Holz Beserra, integrante do Ministério Público do Trabalho, e as representantes do SENAC, Nara Lúcia Santos dos Anjos e Katia Regiane da Silveira, que estão à frente desta importante iniciativa, vêm articulando os debates realizados pelo Grupo de Trabalho (GT), instituído com a representação de diversas entidades, para a formatação do curso. O Instituto Autismo & Vida vem sendo representado no GT pela Diretora Executiva da entidade, Fausta Cristina de Pádua Reis


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário