11/03/2013

Instituto Autismo & Vida promove a 3ª Edição do Dia Mundial de Conscientização do Autismo em Porto Alegre.


2 de abril, Dia Mundial de Conscientização do Autismo (ONU):

Instituto Autismo & Vida promove a 3ª Edição do Dia Mundial de Conscientização do Autismo em Porto Alegre.

Em 2007, a ONU (Organização das Nações Unidas) decretou o dia 2 de abril como sendo o “Dia Mundial de Conscientização do Autismo (World Autism Awareness Day, WAAD)”, reconhecendo a pessoa com autismo como pessoa com deficiência. A data tem o objetivo de possibilitar ações pelo mundo a fim de diminuir o preconceito, a intolerância, a aceitação quanto à diferença e a inclusão, dentre outras.

O autismo é um distúrbio do neurodesenvolvimento que se manifesta na infância, normalmente até os 3 anos de idade, e afeta as habilidades da comunicação, comportamento e interação social, podendo se manifestar de diferentes formas, sem distinção de classe social, raça ou cor.

Um dos grandes objetivos da data marcada pela ONU é chamar a atenção da sociedade acerca do transtorno do Autismo que, segundo dados estatísticos oficiais dos Estados Unidos da América, acaba por atingir quase 1% da população norte-americana, sendo mais comum que o diabetes e o câncer infantil juntos.

Não há pesquisas em âmbito nacional acerca do número de casos de autismo, estimando a ONU que existam cerca de 2 milhões de pessoas com o transtorno no Brasil e 70 milhões no mundo.

No Brasil, a condição de uma criança que está dentro do espectro autista e de seus familiares é muito difícil, pois a carência não é só de informação, mas de profissionais e de instituições que tenham a capacidade de diagnosticar, tratar e educar uma pessoa com autismo. A falta de informação gera desconhecimento no trato e no manejo das crianças, adolescentes e adultos com o transtorno, além de rejeição, preconceito e a conseqüente exclusão social.

Uma das ações sugeridas pela ONU para chamar a atenção da sociedade é a iluminação de prédios de destaque na cor azul, cor do autismo. No Brasil, em 2011 e 2012, houve a iluminação do “Congresso Nacional”, no DF, do “Cristo Redentor”, no RJ, da “Ponte Estaiada”, em SP, dentre outros.

Desde 2011, a data também recebeu atenção especial da comunidade de Porto Alegre e região. A Chaminé da Usina do Gasômetro recebeu iluminação azul nas edições do Dia Mundial do Autismo em 2011 e 2012.

Os eventos foram promovidos pelo Instituto Autismo & Vida, entidade que planeja, agora, a terceira edição do Dia Mundial de Conscientização do Autismo em Porto Alegre.

A entidade reúne pais de pessoas com Autismo de Porto Alegre e região, engajados em promover discussões e debates que conduzam sociedade e poder público a uma maior conscientização e adequação de posturas em relação à pessoa com Autismo.

A manifestação, ainda, tem o objetivo de chamar a atenção dos governantes de um modo geral, nos âmbitos municipais e estadual, a fim de que possam ser implementadas políticas de estado sérias e efetivas às pessoas com o transtorno do autismo e, em consequência, dar-lhes condições de vida compatível com a dignidade e com os direitos humanos - a exemplo de qualquer cidadão brasileiro, com deficiência ou não -, notadamente no que se refere à saúde pública (com a capacitação de médicos a fim de que possa ser diagnosticado o autismo o mais precocemente possível, bem como a possibilidade do tratamento das pessoas com autismo de modo multidisciplinar, com profissionais de várias áreas da saúde e educacional).

Em setembro de 2011, o Estado do RS teve um avanço importante em relação à conscientização sobre o autismo com a aprovação da Lei nº 13.798/11, que institui a “Semana Estadual do Autismo”, a ser realizada na primeira semana do mês de abril de cada ano, inserida no Calendário Oficial de Eventos do Estado do RS, com a finalidade de difundir conhecimentos sobre o transtorno e a elaboração de políticas públicas para diagnóstico, tratamento, educação e inclusão social da pessoa com autismo e de seus familiares.

Em dezembro de 2012, a Presidenta Dilma Roussef sancionou a Lei n° 12.764/12 (DOU de 28/12/2012), que institui a Política Nacional dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.

Em Porto Alegre, a terceira edição do evento será no dia 07 de abril, domingo, junto ao Parque da Redenção. A partir das 9h da manhã, haverá a montagem de uma tenda no parque para repassar informações, com o objetivo de angariar apoio e produzir conscientização da sociedade em face da causa do Autismo.

A partir das 11h30min, acontecerá uma caminhada organizada de conscientização, com início a partir do Monumento ao Expedicionário, junto ao Brique da Redenção, onde as pessoas poderão vir com roupas na cor azul, cor alusiva ao autismo.

No dia 09 de abril, a OSPA (Orquestra Sinfônica de Porto Alegre) promoverá Concerto Oficial em homenagem ao Dia Mundial do Autismo. Clique AQUI para saber mais informações sobre o concerto.

Será uma oportunidade para pais, familiares, amigos, profissionais, estudantes e demais interessados se unirem pela causa do Autismo.

Objetiva-se repassar informações à sociedade acerca da questão do Autismo, de modo a produzir a conscientização como meio de dizer “não” ao preconceito e “sim” à solidariedade.

Informações podem ser obtidas pelo e-mail  contato@autismoevida.org.br, no site  http://www.autismoevida.org.br ou por meio do telefone (51) 9335-4053.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário