12/04/2013

Dia Mundial de Conscientização do Autismo - 3ª Edição em Porto Alegre/RS - Instituto Autismo & Vida




Pelo terceiro ano consecutivo, o Instituto Autismo & Vida, por todos seus colaboradores e voluntários, promoveram evento alusivo ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo (data ONU, 2/4), realizada no Parque da Redenção em Porto Alegre/RS neste domingo (7).

Nas cercanias do Monumento ao Expedicionário, centenas de pessoas coloriram - com camisetas, balões e cataventos -, de azul, cor alusiva ao Autismo.


 

O ponto máximo do evento foi a caminha organizada realizada pelo interior do parque, ocorrida na final da manhã, que contou a participação de centenas de pessoas.
 


 

A ONU estima que hajam 70 milhões de pessoas com autismo mundo e cerca de 2 milhões no Brasil. Ainda não há pesquisa cientifica no Brasil para que tenhamos números mais claros, mas acreditamos, a exemplo de países como os Estados Unidos, que seguidamente investe nesse tipo de pesquisa, que podemos estar falando, efetivamente, em 1% da população brasileira. Em pesquisa recente nos EUA, chegou-se ao número de 1 caso para cada 50 nascimentos, o que é alarmante.

Enquanto que os países desenvolvidos investem milhões para a pesquisa, buscando, inclusive,  a cura para o Autismo, bem como aprimorar as técnicas de terapias às pessoas com o diagnóstico, de modo a lhes proporcionar maior bem-estar, o Brasil ainda engatinha em investimento na área.

Apenas recentemente, após a força manifestada pelas ONGs em todo país, a grande maioria formada por pais de pessoas com autismo, esse quadro de inércia começou a mudar. A aprovação da Lei Berenice Piana, em dezembro passado, é um marco histórico na luta por políticas públicas efetivas às pessoas com autismo.

A campanha do Instituto Autismo & Vida, nessa terceira edição do evento, "Quando você ajuda, as peças se encaixam", quis chamar de modo responsável - e também transparente - a atenção de nossos gestores públicos para a necessidade de que tenhamos políticas concretas em favor dessas pessoas, não havendo mais espaços para vaidades pessoais e demagogias infundadas. "Nada sobre nós, sem nós!". Nada se constrói na vaidade pessoal, na luta pela permanência em cargos públicos, na projeção pessoal em detrimento do coletivo, de quem efetivamente necessita da política estatal. Leia os objetivos da campanha, clicando AQUI.

Na terça-feira (9) a OSPA promoveu seu 2° Concerto Oficial da temporada, em homenagem ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, em parceria com o Instituto Autismo & Vida pelo segundo ano consecutivo.






Semana de Conscientização do Autismo promovida pelo Instituto Autismo & Vida articulou vários e diferentes setores da nossa sociedade, conseguiu engajar pessoas, associações, escolas, empresas, além do setor governamental nos níveis legislativo e executivo. Todos se uniram em torno de uma causa única que representa o interesse de quase 1% da população deste país: as pessoas afetadas pelo Autismo.


 

As atividades alusivas ao Dia Mundial encerram-se com muitas conquistas. O Instituto Autismo & Vida agradece a todos que se envolveram nesta grande causa. 



Diferente é o mundo que queremos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário