15/04/2013

IV Encontro de Familiares promovido pela Rede Gaúcha Pró-Autismo, em Farroupilha/RS.

No sábado (13), realizou-se o IV Encontro de Familiares promovido pela Rede Gaúcha Pró-Autismo (RGPA) em Farroupilha/RS.

Com programação direcionada às questões legais envolvendo os direitos das pessoas com autismo, o encontro contou com a palestra da Defensora Pública de São Paulo, Renata Flores Tibyriçá, que discorreu sobre a sanção da Lei nº12.764/12, que instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Autismo, assim como sobre os vetos da Presidente da República.


As associações integrantes da RGPA e presentes no encontro, em um primeiro momento, apresentaram-se e discorreram sobre suas principais atividades, dificuldades e perspectivas. Estiveram presentes presidentes, vice-presidentes e sócios da AMA Farroupilha, AMA Rio Grande, AMA Vale dos Sinos, Aquarela (Erechim), Autismo & Vida (Porto Alegre e Grande Porto Alegre), Pandorga (São Leopoldo) e Quirón (Santa Maria).

Durante a tarde, os presentes reuniram-se em grupos, a fim de analisar, propor ajustes e novas questões a serem contempladas na atualização da "Cartilha Direitos das Pessoas com Autismo", produzida pelos Núcleos Especializados da Infância e Juventude,de Combate à Discriminação, Racismo e Preconceito; bem como do Idoso e da Pessoa com Deficiência da Defensoria Pública do Estado de São Paulo.

Originalmente, a cartilha teve como alvo o Estado de São Paulo e, a partir de agora, o intuito é atualizar o documento para torná-lo um documento para referência em todo o país. Foi um trabalho bastante produtivo, com debates e sugestões de alterações e ampliação. Foram entregues sínteses por escrito à Defensora Pública Renata Flores Tibyriçá, sendo também uma oportunidade para que os participantes obtivessem mais esclarecimentos sobre os direitos e trâmites legais.

Em reunião paralela, representantes de cada associação reuniram-se para deliberar sobre estratégias, coordenação e articulação da Rede. Os representantes reafirmaram seu interesse pela manutenção e fortalecimento da Rede Gaúcha Pró-Autismo ("Juntos Somos Mais Fortes") e foram agendadas as datas de encontros de trabalho para este ano, além da definição pelo funcionamento por meio de um grupo gestor.

O Instituto Autismo & Vida se fez presente pelo seu vice-presidente, Airto Madalozzo, bem como pelas sócias Claudia Meyer (cofundadora e integrante do Grupo Gestor da Rede) e Renata Bonotto (Presidente do Comitê Científico do IAV) e pelas colaboradoras Dora Salton e Vanessa Sorgatto Kuyven. 

Desse encontro, saímos renovados e fortalecidos na disposição de lutar pela causa do autismo!

Agradecemos especialmente à Elaine Zanella Bartelle, da AMA Farroupilha, pela organização do encontro;  à Defensora Pública Renata Flores Tubyriçá, pela disponibilidade; e ao Moderador da RGPA Nelson Kirst, pela dedicação.




Nenhum comentário:

Postar um comentário