10/09/2013

Dia 14/09, às 14h - “Inclusão Escolar, e depois?” será o tema da Reunião de Pais, Familiares e Colaboradores de setembro



21ª Reunião de Pais do IAV

Na próxima Reunião de Pais, Familiares e Colaboradores, que acontecerá no dia 14 de setembro de 2013, o Instituto Autismo & Vida estará promovendo a palestra “Inclusão Escolar, e depois?”, a ser proferida pelas Educadoras Especiais Kátia Espíndola e Andréa Pereira. Na oportunidade serão abordados os seguintes temas:

Inclusão Escolar, e depois?
Uma conversa sobre a inclusão profissional

  • Inclusão no mercado de trabalho: novos conceitos, novas perspectivas, novos desafios 
  • Adolescência e adultez: O que é ser adolescente? O que é ser adulto?
  • O que você quer ser quando crescer?
  • Trabalhar para quê?
  • Autonomia e independência: uma construção.
  • A importância da família.
  • Autorias vocacionais.
  • A potência do trabalho como ferramenta de aprendizagem, de desenvolvimento, de realização pessoal e de construção da cidadania. 
  • As adaptações, a acessibilidade e os apoios.

 


Sobre as palestrantes:

Katia Espíndola
Graduada em Educação Especial pela  Universidade Federal de Santa Maria.
Especialista em Educação pela UFRGS, com ênfase nos Estudos Culturais em Educação.
Formação em equoterapia pela UFSM e 1o. Regimento de Polícia Montada de Santa Maria.
Formação em Educação Precoce pela UFSM.
Há 15 anos atua na área de avaliação, atendimento e acompanhamento de pessoas com deficiência intelectual e transtornos globais do desenvolvimento.
Nas prefeituras de Porto Alegre e de Ijuí atuou como assessora de Educação Especial. Desenvolveu trabalhos em escola especial e em escolas regularares nas áreas da educação precoce, da alfabetização e do trabalho educativo. Atualmente trabalha na Sala de Integração e Recursos da Escola Municipal Timbaúva e na empresa Bamboo Ações Inclusivas, voltada à inclusão no mundo do trabalho, à orientação educacional e vocacional, ao encaminhamento e acompanhamento em cursos de aprendizagem ou de iniciação profissional e à inserção no mercado de trabalho.

Andréa Pereira
Graduada em Pedagogia Educação Especial para Def. Mental pela PUC-RS,  especialista em Psicopedagogia Clínica pela UFRGS e especialista em  Educação pela Université Pierre Mèndes France – França. Há 15 anos atua na área de atendimento e acompanhamento de pessoas com deficiência intelectual.

 
Teremos também, a contribuição dos participantes Nadja Favero, Graduada em Pedagogia Gestão Escolar, Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional, com larga experiência em inclusão e na área de atendimento de crianças e adolescentes com TEA, e Giovani Ragazzon, autista (Síndrome de Asperger), formado em Ciências da Computação pela PUCRS, trabalha como analista de sistemas em uma multinacional que tem política para contratação de autistas, e é pai de Josué, seis anos, (TEA verbal) e do Eliseu, quatro anos, (em investigação).

Esperamos contar com a presença dos pais, familiares, professores e cuidadores das pessoas com autismo de Porto Alegre e Região.

O encontro é gratuito e não é necessário inscrever-se previamente, é só aparecer!

Reunião de Pais, Familiares e Colaboradores do Instituto Autismo & Vida
Data: 14/09/2013 (sábado)
Horário: A partir das 14h
Local: AMRIGS, Av. Ipiranga nº 5311 - Porto Alegre/RS.



Apoio:


Realização:



Nenhum comentário:

Postar um comentário