28/11/2013

Ciclo de Palestras sobre Autismo - Edição 2013

Airto Madalozzo, vice-presidente e Cláudia Meyer, presidente do Instituto Autismo e Vida
na abertura do Ciclo de Palestras edição 2013 juntamente com o Dr.Paulo de T.L. Fontes Neto.

O que acontece quando um grupo de pais resolve se reunir e fundar uma associação sem nenhuma finalidade que não seja compartilhar informação e fazer para aqueles que chegam agora e para os que já estão, um caminho melhor?
Acontece de tudo. E tudo o que acontece é positivo, pois estamos dando o que temos de melhor em prol da nossa causa comum.

Foi assim, nesse clima que combina com nossa logo marca e com o nosso nome que o Instituto Autismo e Vida concretizou mais um projeto. A terceira edição do Ciclo de Palestra sobre Autismo atingiu o objetivo de trazer informação de qualidade, atualizada e de extrema importância para Porto Alegre e região.



No sábado, dia 23 de novembro cerca de cem pessoas compareceram ao auditório do Colégio D.Bosco para aprender mais sobre o universo de possibilidades no enfrentamento dos desafios inerentes ao Autismo. 


Logo na primeira palestra o auditório pôde comprovar a qualidade e a relevância das apresentações. Os presentes não queriam parar de ouvir o Dr. Paulo de Tarso da Luz Fontes Neto  que elucidou de forma clara e objetiva sobre a relação medicação x autismo, esclarecendo que se trata de apenas uma modalidade de intervenção dentro de um amplo conjunto de possibilidades no enfrentamento da síndrome. Pudemos entender as controvérsias por detrás dos efeitos adversos, das dosagens experimentadas e também entender a indicação de cada um daqueles nomes difíceis que estas drogas tem. Foi uma grande aula e de tão boa, fizemos o convite para que ele esteja conosco na AMRIGS em 2014; vamos esperar ansiosos!







Quando a Dra. Glauce Carolina, do Grupo Gradual de São Paulo, começou sua exposição, o nível de ansiedade estava no máximo. Todos os presentes estavam muito interessados em entender o quanto nós somos capazes de manejar, modelar, definir o comportamento das pessoas com autismo com a nossa própria atitude e postura. Pelo enfoque comportamentalista, percebemos o quanto o nosso próprio comportamento é consequência das respostas que obtemos com nossas ações ao longo da vida, e assim, fomos levados a olhar para o comportamento da pessoa com Autismo de outra forma.

Através de uma linguagem clara e sem pressa, Carolina nos conduziu a uma reflexão das nossas ações frente ao autismo. Mostrou vários vídeos, exemplificou de todas as formas possíveis e conseguimos entender o quanto é importante sabermos mais, para podermos ajudar mais.

Parte da equipe do IAV, trabalho voluntário pelo Autismo

Ao final do ciclo todos estavam com um gostinho de "quero mais"; e todos da nossa equipe, depois de muito trabalho, se sentiram recompensados por isso. Entendemos que não basta uma palestra, sabemos que não basta um dia. Podemos e queremos muito mais, queremos promover a reflexão, trocar apoio, atualizar a todos sobre as novidades, sobre as pesquisas, sobre as terapias, e é justamente isso que nos motiva a prosseguir.
Com o ciclo encerramos as nossas atividades do ano, mas continuamos juntos na internet, aqui no site com informações sempre atualizadas, e na lista de discussão do Yahoo.

Foi maravilhoso poder, neste finalzinho de ano, avaliar de forma positiva nossa atuação em Porto Alegre e região. Tudo o que fazemos tem como objetivo melhorar o mundo para as pessoas com autismo e seus familiares, afinal, Diferente, é o mundo que queremos. Até o próximo ciclo!



Nenhum comentário:

Postar um comentário