17/06/2014

Resumo da Reunião de Pais, Familiares e Colaboradores do IA&V | 14/06

No último sábado, dia 14 de junho de 2014, estivemos reunidos para mais uma reunião de pais, familiares e colaboradores do Instituto Autismo & Vida com o objetivo de discutir e informar sobre a Inclusão Escolar. Na ocasião, o público foi brindado com a participação das professoras Candice Gelpi e Madebe Schmidt que apresentaram um pouco de seu trabalho, experiência e prática na educação de crianças com autismo.



Tivemos a oportunidade de conhecer experiências bem sucedidas de inclusão escolar em contextos diferenciados, como a escola pública e a escola particular; e com crianças com perfis diversos, por exemplo, crianças que usam a fala ou não são oralizadas e que ingressaram no sistema educacional na idade adequada ou tardiamente. Ficou latente que a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças com TEA é sempre possível e que um professor sensível e interessado pode fazer uma grande diferença.



Foi um momento também de esclarecimento, partilha e trocas juntamente com as sócias, Fausta Cristina Pádua Reis e Renata Costa de Sá Bonotto, que em um segundo momento se juntaram às professoras Candice e Madebe para ouvir e responder às perguntas dos participantes.



Encerramos a reunião com a convicção de que a despeito dos obstáculos e dificuldades inerentes à dinâmica do processo de inclusão escolar, há imensas possibilidades e oportunidades, o que muito nos anima e traz esperança.

Agradecemos a colaboração das professoras por seus relatos e dedicação, a participação de todos os presentes (mesmo com a chuva!), e muito especialmente à estudante Luíza Mattos, voluntária no acolhimento das crianças; assim nos fortalecemos para continuar no cumprimento de nossa missão institucional.




Nenhum comentário:

Postar um comentário