10/09/2014

Reunião de Pais, Familiares e Colaboradores | 13/09 | Interagindo com a criança autista: método Denver

No dia 13 de setembro (sábado), haverá em nossa Reunião de Pais, Familiares e Colaboradores uma apresentação do método Denver de tratamento como uma forma de interação com a criança com autismo. 

O evento é aberto para todos que quiserem trocar ideias sobre o método Denver e o autismo em geral. Esperamos por vocês, a partir das 14h, na AMRIGS, nesse próximo sábado. Não é necessário inscrever-se previamente.

Evento gratuito
Data: 13/09, sábado
Hora: das 14h às 17h
Local: AMRIGS - Avenida Ipiranga, 5311, em Porto Alegre (RS)

O que é o modelo Denver?

O Early Start Denver Model (ESDM) é uma intervenção precoce para crianças com transtornos do espectro autista, baseada no relacionamento e voltada principalmente para crianças de 12 a 48 meses. O objetivo do ESDM é promover o desenvolvimento da criança com TEA em todos os domínios afetados pelo autismo (principalmente o sócio-emocional, o cognitivo e a linguagem), diminuindo a frequência e a intensidade dos sintomas observáveis. 

O programa utiliza um currículo de desenvolvimento, que define as competências a serem trabalhadas com a criança, e um conjunto de técnicas de ensino para atingir estes objetivos. O programa pode ser conduzido em pequenos grupos ou em sessões individuais de terapia, por profissionais ou pelos pais, em clínicas, escolas ou na casa da criança.

As principais características incluem o seguinte:

Sensível a sequência normal de desenvolvimento
Envolvimento amplo dos pais
Foco em trocas interpessoais e afeto positivo
Envolvimento do par adulto-criança em atividades conjuntas
Linguagem e comunicação trabalhados com base em uma relação afetiva positiva

Quem pode se beneficiar do Denver? O que dizem as pesquisas?


O Denver é o único modelo de intervenção precoce abrangente que foi validado em um estudo clínico randomizado para crianças com autismo a partir de 18 meses de idade. A eficácia do método foi demonstrada em crianças com transtorno do espectro autista (TEA) e uma ampla gama de estilos de aprendizagem e habilidades. Mesmo crianças com dificuldades significativas de aprendizagem se beneficiaram significativamente do programa. Um ensaio clínico randomizado publicado na revista Pediatrics mostrou que as crianças que receberam a terapia ESDM por 20 horas por semana (15 horas por terapeutas treinados, cinco horas por pais) em um período de 2 anos tiveram ganhos importantes nas habilidades cognitivas, de linguagem e de comportamento e menos sintomas de autismo do que as crianças que receberam um tratamento padrão disponível em suas comunidades.

8 comentários:

  1. Bom dia,

    Recebi a informação de que estão realizando uma reunião de pais e profissionais sobre método précoce de Denver no tratamento do autismo. Trabalho diretamente com a Dr. Sally Rogers, uma das criadoras do ESDM e estou começando a sondar a possibilidade de realizar um Workshop oficial de formação aí no Brasil. Estou concluindo este mês minha certificação como formador oficial do método, e poderei oferecer o curso introdutório e avançado também em português.

    Vi que irão se encontrar no fim de semana que vem, dia 13 de setembro. Gostaria de verificar se em meio aos participantes do encontro que realizarão existem profissionais interessados em seguir à diante e se aprofundar no método visando se certificarem como terapeutas ESDM. O Workshop oficial é o primeiro passo para a certificação, que visa garantir uma alta fidelidade de implantação, e assim aumentar a eficiência da terapia realizada.
    Estou à vossa disposição para aprofundarmos o assunto, caso haja interesse.
    Segue o link com minha referencia no site do MIND Institute:

    https://www.ucdmc.ucdavis.edu/mindinstitute/research/esdm/ourteam.html

    E meu email é lopes.thiago@courrier.uqam.ca


    Atenciosamente,

    Thiago Lopes

    ResponderExcluir
  2. Thiago, tenho interesse em participar da formação em portugues. tem planos para isso?

    ResponderExcluir
  3. Olá Cintia, as datas para o Primeiro Workshop oficial do Modelo Denver de Intervenção Precoce em Crianças com Autismo no Brasil ja estão confirmadas!
    Acontecerá de 19 à 22 de março de 2016, na cidade de Brasília.
    Mais informações pelo site:
    http://www.clifali.com.br
    http://www.modelodenverautismo.com
    Qualquer dúvida entre em contato pelo e-mail:
    michelleprocopio@clifali.com.br
    atenciosamente,
    Michelle Procópio

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de mais informações sobre o workshop do Método Denver de Intervenção Precoce.Grata.

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de mais informações sobre o workshop do Método Denver de Intervenção Precoce.Grata.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde Silvana,

    Obrigado pelo seu interesse no workshop do Modelo Precoce de Denver.

    O workshop avançado visa a formação de profissionais já atuantes na área do Transtorno do Espectro do Autismo, trabalhando com intervenção precoce. O curso é bastante prático, conta com a participação de uma criança recentemente diagnosticada com TEA e as estratégias de intervenção, avaliação, coleta de dados e composição do plano de intervenção são praticadas ao longo de três dias de atividades teóricas e aplicadas. .

    Qualquer dúvida entre no site do evento, lá encontrará mais informações:

    http://www.modelodenverautismo.com

    Caso tenha interesse em conhecer sobre o modelo Denver, ainda temos vagas no curso introdutório.

    Caso tenha alguma outra dúvida, não hesite em me contactar.

    Cordialmente,
    Michelle Procópio Villar

    ResponderExcluir
  7. Bom dia!
    Moramos próximo a Porto Alegre e descobrimos esta semana q nosso filho de 2 anos e 6 meses realmente e autista keve, segundo a psicóloga. GostariGostmuito de incluir ele no Método Denver. Aonde conseguimos atendimento por esta regiao?
    AtemciosaAtenc, Clarissa Molon.

    ResponderExcluir