25/03/2015

Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo | 26 de abril | Programação Autismo & Vida

O autismo é um transtorno do desenvolvimento; estima-se que atinja pelo menos dois milhões de brasileiros. O desenvolvimento é atípico, assim como o processamento das informações, com alterações sensoriais, como dificuldade em suportar aglomerações ou barulhos e na interação social.

Se o comportamento de uma pessoa com autismo lhe causar estranheza, saiba que não é birra ou falta de educação, vontade de chamar a atenção, falta de carinho ou frieza da mãe: o autismo é orgânico, embora os cientistas ainda não possam definir sua(s) causa(s). Cada pessoa com autismo é única: muitos podem ter uma dificuldade enorme para aprender, enquanto outros tem inteligência acima da média. 

A inclusão social da pessoa com autismo e sua família depende também de sua atitude: não há rampas, óculos, linguagem especial que possam fazer isso de forma mágica. Precisamos entender que todos somos diferentes, e que ao respeitar essas diferenças, teremos um mundo melhor. 

Diferente é o mundo que queremos!

Criado pela ONU, o 2 de abril é marcado como o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo para que as cerca de 70 milhões de pessoas com autismo no mundo possam viver sem o olhar constante do preconceito por falta de informação.

O Instituto Autismo & Vida, instituição de Porto Alegre atuante no Rio Grande do Sul, desde 2011 organiza um evento especial para esta data, que em 2015 foi realizado no dia 26 de abril, no Parque da Redenção (Porto Alegre), das 9h às 14h.

No domingo, o Autismo & Vida montou um estande no Parque da Redenção, em Porto Alegre/RS, para que toda a comunidade pudesse informar-se melhor e dividir experiências sobre o autismo. A criançada também se divertiu muito no evento organizado para marcar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

Veja abaixo alguns registros de Fernanda Ferreira do evento (clique aqui para ver o álbum completo no Facebook):











Nenhum comentário:

Postar um comentário