22/06/2015

Reunião de Pais, Familiares e Colaboradores | 20/06 | Entendendo o autismo no DSM-5. O que mudou afinal?

Nossa última Reunião de Pais, Familiares e Colaboradores, no dia 20 de junho, estava ótima! Tivemos uma maravilhosa palestra com a querida Dra. Luciana Bridi, médica psiquiatra mas, principalmente, mãe de um menino com autismo. Analisando as alterações da 5ª edição do Manual de Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais, principalmente em relação ao DSM 4, verificamos que não há mais a divisão entre TEA, Transtorno de Rett, Transtorno Desintegrativo da Infância, Transtorno de Asperger e TID-SOE.




Para fins legais, e de acesso a serviços e oportunidades, é irrelevante destacar a Síndrome de Asperger ou o fato de ser autista não-verbal. Por outro lado, há vantagens quanto à estatística, dando a conhecer realmente o número de casos de TEA, o que possibilita enxergar melhor necessidades e demandas de atendimentos de saúde, educação e assistência social das famílias afetadas pelo autismo.




Só temos a agradecer a importantíssima colaboração da Dra. Luciana, cedendo seu tempo e seus conhecimentos, e colocando-se tão disponível para dúvidas, que sempre são tantas! O Instituto Autismo & Vida agradece também a presença de todos, muito especialmente o trabalho voluntário da nossa querida Luísa com as crianças.

Até o dia 15 de agosto!

Luciana Bridi
Formada em Medicina e Psiquiatria pela PUC/RS, Luciana Bridi tem especialização em Psicoterapia Psicanalítica pela UFRGS, trabalhando atualmente somente com psiquiatria clínica de adultos em consultório particular. Ela estuda o autismo desde dezembro de 2012 e é nossa convidada especial da reunião deste mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário