12/01/2016

Retrospectiva Autismo & Vida 2015

O grupo de pais e mães do Autismo & Vida inicia 2016 ainda mais consolidado e estruturado. Reflexo disso são nossos eventos tradicionais que crescem a cada ano e as novas ações realizadas em 2015.

Prosseguimos com as Reuniões de Pais, Familiares e Colaboradores que acontecem sempre procurando trazer um convidado novo para abranger um determinado campo do autismo. Fortalecemos os laços com antigos pais e amigos do IA&V e conhecemos novas pessoas que enriqueceram nosso ano. Adultos com autismo, inclusão escolar, DSM-5, sexualidade e família estiveram entre os temas abordados em 2015. Neste novo ano, nossos encontros mensais continuam com novos tópicos e convidados.



No início de abril, em parceria com o Autismo & Vida, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) dedicou um lindo concerto ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo. Foi na Igreja Da Reconciliação, em Porto Alegre, na noite do dia 07. Ainda no mês azul, percorremos a capital gaúcha em um tour especial da Linha Turismo para pessoas com autismo e seus familiares ou acompanhantes.

O evento que marcou o Dia Mundial de Conscientização do Autismo em Porto Alegre ocorreu no dia 26 de abril, no Parque da Redenção, com uma caminhada que reuniu mais de 1.500 pessoas em tons de azul. Além da tradicional caminhada, montamos um estande para que toda a comunidade pudesse informar-se melhor e dividir experiências sobre o autismo.


O Autismo & Vida também esteve presente no Congresso Latino-americano Interdisciplinar Orientado ao Adolescente (CLIOA), realizado pela primeira vez no Brasil em junho. As palestras tiveram foco multi, inter e transdisciplinar sobre as diversas esferas da vida dos adolescentes.

A Diretoria Social do Autismo & Vida estreou sua agenda em agosto com um café da tarde para mães de pessoas com autismo no shopping Bourbon Country, em Porto Alegre. Cerca de 12 mulheres encontraram-se para uma troca de experiências revigorante e acolhedora. No evento seguinte, a Diretoria Social convidou familiares de pessoas com autismo para uma sessão de cinema do filme "Ricki and the Flash - De Volta pra Casa".

Café da Tarde
Ainda em agosto, a palestra gratuita "Os direitos das pessoas com autismo" foi apresentada durante a XVIII Semana Municipal da Pessoa com Deficiência de Porto Alegre, promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (COMDEPA) e Prefeitura de Porto Alegre.

Em setembro, nosso Ciclo Permanente de Palestras Sobre o Autismo chegou à 5ª edição com os/as convidados Juliana Balestro, André Brandalise, Dra. Carmem Gottfried e Victorio Bambini-Junior. O encontro reuniu entre pais, mães, profissionais e estudantes que assistiram às palestras sobre autismo e comunicação, musicoterapia e avanços nas pesquisas da área.

5ª edição do Ciclo de Palestras sobre o Autismo
No dia 06 de outubro, a Diretoria Social do IA&V promoveu uma Tarde Beauty para mães, irmãs e avós de pessoas com Autismo. Foi um momento muito agradável, de descontração entre amigas e trocas de experiências sobre maquiagem, cabelos e cuidados diários de beleza.

Tarde Beauty
Novembro começou para o Autismo & Vida com a palestra gratuita "O autismo só precisa da sua compreensão", apresentada durante a programação da 61ª Feira do Livro de Porto Alegre. Também nesse mês, o Autismo & Vida promoveu uma palestra gratuita com o neurologista pediátrico Dr. Carlos Gadia: "A importância do diagnóstico e do tratamento precoce" foi apresentada em Porto Alegre no dia 7 de novembro. Gadia é diretor do Miami Children’s Hospital (EUA) e uma das maiores referências na área do autismo.

Palestra gratuita de Dr. Carlos Gadia
No último evento de 2015 promovido pela Diretoria Social do Autismo & Vida, nos divertimos com famílias de pessoas com autismo em um piquenique descontraído na Sede Campestre dos Comerciários de Viamão/RS.

Piquenique do Autismo & Vida
Não podemos esquecer das ações que apoiamos no Rio Grande do Sul, como o Movimento Pela Paz Sepé Tiaraju, a II Semana de Inclusão da Escola Municipal Leonel Brizola e a XVIII Semana Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Porto Alegre. Além das diversas palestras que nossas sócias apresentaram pelo estado.

No final de 2015, ainda estreamos a versão online do nosso tradicional Bate-Papo IA&V, que desde 2011 atende gratuitamente pais, familiares e profissionais envolvidos com o autismo. Com a nova modalidade do serviço, nosso atendimento acolhedor foi expandido para todo o Brasil.

Relembrar o que conquistamos em apenas um ano nos dá fôlego para concretizar os projetos que preparamos para 2016. Como sempre, nossos esforços serão para promover o bem-estar das pessoas incluídas no Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e seus familiares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário