30/11/2016

Reunião de Pais, Familiares e Colaboradores | 03/12/2016 | Comunicação Alternativa: apoios para a participação social e o desenvolvimento

A Comunicação Alternativa é uma área da Tecnologia Assistiva que visa a promover a independência e a participação social de pessoas com dificuldades e limitações em sua comunicação com outras pessoas. A Comunicação Alternativa pode prover apoios para a compreensão e expressão, aprendizagem, manejo de comportamento, e autonomia de pessoas com autismo em geral, inclusive as que tenham fluência na fala.

Assim, no sábado, dia 03 de dezembro, na Reunião de Pais, Familiares e Colaboradores do Instituto Autismo & Vida iremos abordar essa temática com reflexões sobre a importância e contribuições da Comunicação Alternativa para pessoas com autismo. A condução desse último encontro do ano na AMIRGS será feita por Renata C. S. Bonotto, sócia do Instituto Autismo & Vida, que concluiu esse ano sua tese de doutorado com pesquisa nessa área.

Renata Costa de Sá Bonotto é licenciada em Letras-Inglês. Especialista em Educação a Distância. Mestre em Estudos da Linguagem e doutora em Informática na Educação. Participa do Grupo de Pesquisa TEIAS (Tecnologia em Educação para Inclusão e Aprendizagem em Sociedade) no âmbito do Projeto SCALA (Sistema de Comunicação Alternativa para o Letramento de Pessoas com Autismo) na UFRGS. Enquanto Diretora Executiva na gestão 2013-2015 e 2015-2017 do Instituto Autismo & Vida (IA&V), atua no apoio às famílias, na difusão de conhecimento e na defesa dos direitos das pessoas com autismo. Integra também a Rede Gaúcha Pró-Autismo e é coordenadora no Rio Grande do Sul da ABRAÇA (Associação Brasileira para Ação por Direitos das Pessoas com Autismo). É mãe de Vinícius, 9 anos, que tem autismo.

Esperamos por todos, a partir das 14h. Não é necessário inscrever-se previamente.

Evento gratuito
Data: 03 de dezembro de 2016, das 14h às 17h
Local: AMRIGS - Avenida Ipiranga, 5311, em Porto Alegre (RS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário