09/07/2018

Roda de conversa sobre paternidade no Autismo e a estreia do Projeto Abraço

Em nossa Reunião de Pais, Familiares e Colaboradores de julho, na AMRIGS, convidamos pais de pessoas com Autismo para compartilharem suas vivências em uma roda de conversa aberta moderada pelo Psicólogo Clínico Leandro Lopez da Silva. Participaram da atividade Tiarles Martins da Silva, pai do Cauã (6 anos), e Armando Divan, pai do Lourenço (17 anos), além de outros pais presentes no público e atentos aos questionamentos levantados.

Foto: Paula Moizes
 Armando expôs algumas de suas experiências com a criação do filho Lourenço, que tem Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), e a filha Camila, com desenvolvimento típico. Criação esta que, segundo Armando, é baseada na igualdade e autonomia dos filhos, sem deixar de impôr limites quando é preciso, uma vez que isto faz parte do educar. Atualmente, Armando tem procurado ajudar o Lourenço a criar laços de amizade. Lourenço agora estuda em uma escola que o acolhe melhor do que anterior na qual ele sofria bullying e participa do Curso de Extensão "Física para Ensino Médio", do Instituto de Física da UFRGS , onde todo sábado ele encontra outros jovens com quem pode dividir interesses.

Assim como Armando, Tiarles também conseguiu encontrar uma escola regular mais inclusiva pro Cauã, com o apoio de uma família muito amiga. Na instituição anterior, voltada para pessoas com deficiência, Cauã  não foi incluído como deveria. Hoje em dia, são os coleguinhas do Cauã que também ajudam a cuidar pra que ele não se perca, por exemplo. Tiarles e a esposa Andreia são os autores da página no Facebook Amiguinhos do Cauã, em que compartilham com o público o dia a dia repleto de amor, atividades de estimulação e alimentação restrita, pois Cauã tem Autismo e Alergia Alimentar Múltipla.

Tiarles e Armando dividiram experiências com seus filhos com TEA. Foto: Paula Moizes

Pais e mães


Ambos os pais falaram muito sobre suas experiências com os filhos, mas também sobre suas relações com as mães dos filhos, tendo em vista que elas influenciam na ligação com os filhos, e vice-versa. Essa foi uma questão levantada pelo Psicólogo, que reforçou a importância de fortalecermos todas nossas inter-relações familiares.

Psicólogo Clínico Leandro Lopez da Silva. Foto: Paula Moizes
Um participante no público ressaltou a necessidade de uma iniciativa imposta por parte dos pais para que as tarefas sejam dividas igualmente, principalmente quando é a mulher quem está tendo dificuldade para fazer essa divisão. Em casais heterossexuais é muito comum que a mulher seja a protagonista na criação do(a) filho(a), sentindo-se sobrecarregada, muitas vezes. Marilene Symanski, Diretora Executiva do IA&V e mãe de um jovem com Asperger, lembrou que uma das causas deste protagonismo da mãe é o abandono paterno que é ainda mais comum nas famílias de pessoas com Autismo.

Tiarles ainda finalizou sua fala com um texto escrito por sua esposa pra todos os pais e mães que aprendem diariamente com seus filhos se identificarem. Foi uma troca muito emocionante e reenergizante para todos que estiveram presentes.

Grupo voluntário do Autismo & Vida e os participantes da roda de conversa na AMRIGS. Foto: Paula Moizes

Estreia do Projeto Abraço


Em um segundo momento da tarde, demos início ao nosso Projeto Abraço, um espaço de acolhimento e troca de experiências que será realizado na própria AMRIGS, mensalmente logo após a palestra/roda de conversa temática. Esta edição de estreia foi muito especial também porque haviam casais que receberam recentemente o diagnóstico dos filhos e, por isso, estavam cheios de dúvidas.

Ana Paula Dihl Kohlmann, Diretora-Presidente do IA&V, apresentou o mais novo projeto da associação que tem também o objetivo de reforçar a sensação de pertencimento às famílias que participam e que irão participar desta rede de amizade.

Durante o Abraço é possível perceber o quanto familiares de pessoas com Autismo compartilham de experiências muito similares. Nosso próximo encontro será logo após a Reunião de Pais, Familiares e Colaboradores na AMRIGS do dia 04 de agosto.

Foto: Paula Moizes

Nenhum comentário:

Postar um comentário