10/07/2011

Autismo é tema de projeto em escola estadual




Por Fernanda Ferreira

"Mais informação, menos preconceito." Foi com essa frase que uma das apresentações do 5º Fórum Aberto de Trabalhos começou na manhã deste sábado, 09 de julho. O estudo, coordenado pelas professoras Caroline Cezar e Waleska Vasconcellos, foi feito por alunos do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Básico Monsenhor Leopoldo Hoff e tinha apenas um objetivo: apresentar o Autismo e suas características com o intuito de promover a conscientização de pais, professores e alunos do colégio.

O interesse dos alunos surgiu em janeiro deste ano, através de um filme que mostrava o dia-a-dia de um autista. Através de pesquisas, leituras e entrevistas, o que era até então desconhecido por eles tornou-se tema central da apresentação. Perguntas como: "O que é essa síndrome?", "Quais são suas características?", "Existe algum tipo de tratamento?" foram respondidas, dando mais clareza sobre o assunto.

Os estudantes entrevistaram o Deputado Estadual Alexandre Lindenmeyer, que está diretamente envolvido com a criação de políticas públicas em favor dos autistas, e Josie Ferreira, diretora operacional do Instituto Autismo & Vida, que deu um depoimento sobre o cotidiano do seu filho Mateus Ferreira, autista de 16 anos.

É um prazer e uma honra para nós saber que existem pessoas que se interessam pela causa, tendo ou não pessoas autistas  na família. Agradecemos especialmente à diretora Nina Rosa Xavier e à Escola Monsenhor Leopoldo Hoff por abrir espaço para a discussão de um tema tão importante, e infelizmente pouco conhecido, em nossa sociedade. Afinal, é conversando e expondo o que é o Autismo que nos conscientizaremos socialmente.

Juntos somos fortes!

Fernanda Ferreira é estudante de Jornalismo e fotógrafa voluntária do Instituto Autismo & Vida.

Um comentário:

  1. QUERO CONVIDAR AOS PAIS DE CRIANÇAS E ADULTO AUTISTA QUE RESPONDAM ESTE QUESTIONÁRIO PARA NOS AJUDAR A COMPREENDER MELHOR CADA UM DE NÓS APÓS VÁRIOS QUE PREENCHER E ENVIAR VAI ME AJUDAR MUITO NESTA PESQUISA DEIXE SEU COMENTÁRIO POR FAVOR!A VISUALISAÇÃO DAS RESPOSTAS FICARÁ SÓ PARA MIM E OS PAIS AUTORIZANDO POSTAREI DEPOIS OK VAMOS LÁ ME AJUDEM,!!É SÓ CLICAR NO LINK NÃO É VIRUS
    http://williansamueloautista.blogspot.com/2011/07/entrevista-com-pais-de-autistas_17.html?spref=ok#

    ResponderExcluir